Foto: FUVS

A noite do dia 14 de setembro foi de festa na Universidade do Vale do Sapucaí (Univás). Isso porque, um evento celebrou os 55 anos da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. José Antônio Garcia Coutinho e 22 anos de criação da Univás em Pouso Alegre.

O evento contou com a presença de grandes lideranças nacionais, como o deputado federal Rafael Simões; o deputado federal Osmar Terra; o deputado federal Ismael Alexandrino; o deputado federal Rodrigo Valadares e o deputado federal Frederico de Castro Escaleira, além das presenças dos deputados estaduais Dr. Paulo, Betinho Pinto Coelho e Rodrigo Lopes. Também estiveram presentes o sub-secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Darlan Thomas e a superintendente regional de Saúde de Pouso Alegre, Adriana Aparecida Silva Ferreira.

A Univás, mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), foi fundada em 3 de setembro de 1965. Ao longo de sua existência já formou mais de 15 mil profissionais e hoje conta com 15 cursos de Graduação, 22 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização e MBA), Mestrados, Doutorado e Pós-doutorado. “Vivemos hoje uma noite de grande esperança para toda instituição. Recebemos de forma especial deputados federais e estaduais e autoridades de toda região para prestigiar esse evento e essa data tão importante. Aqui na FUVS, abraçamos a educação de uma forma muito carinhosa e trabalhamos com muita seriedade e dedicação”, disse o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Pythagoras de Alencar Olivoti. “É uma grande honra estar como reitor da Univás nesta data histórica e marcante. Respeitamos nossa história participamos da promoção do futuro. Nosso objetivo é oferecer um ensino cada vez melhor para nossos alunos”, acrescentou o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto.

Um grande diferencial do ensino oferecido pela Univás na área de saúde é contar com um hospital universitário. O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), referência para 54 municípios do Sul de Minas e atende uma população estimada em mais de 2 milhões e 600 mil pessoas. “Temos um dos cursos de Medicina mais tradicionais do estado de Minas Gerais e quiçá do país. Vivemos um momento de festa, de celebração desta vitória que envolve tantas pessoas que lutam e trabalham pelo sucesso da nossa querida Univás. É um privilégio poder participar de um momento histórico e com muita fé e esperança sabemos que temos ainda muitas missões para cumprir em prol da saúde e educação de Pouso Alegre e região”, comemora o diretor técnico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) e professor da Univás, Alexandre Hueb.

Foto: FUVS

Com a iniciativa do deputado federal Rafael Simões, na época prefeito de Pouso Alegre, em novembro de 2021 teve início a construção do novo Hospital Oncológico Samuel Libânio, que hoje está de pé e em ritmo acelerado de construção. “Um momento extremamente importante. Estou aqui comemorando 55 anos da nossa Faculdade de Medicina, que entrega profissionais altamente qualificados para essa área tão importante da saúde. Essa data ainda fica mais importante, pois nós estamos tendo aqui o prazer de receber vários deputados federais em uma missão oficial e prestigiando essa comemoração tão importante. Eles estão encantados com tudo que já viram na nossa instituição. Precisamos lembrar sempre que tudo isso é para atender o povo, o nosso povo do Sul de Minas. Eu fico muito feliz de fazer parte dessa história”, declara Rafael Simões.

A cerimônia de 55 anos da Faculdade de Ciências da Saúde Dr. José Antônio Garcia Coutinho e os 22 anos da criação da Univás marca uma nova era de tecnologia, aliada a tradição de décadas de ensino no Sul de Minas. “Nesse dia histórico, eu deixo aqui um abraço, um agradecimento a todo corpo docente, aos funcionários, e a todos que fizeram com que essa Faculdade de Medicina fosse considerada uma das melhores do Brasil. Parabéns Univás pelos anos de dedicação à educação. Tudo isso é desenvolvimento para nossa querida cidade de Pouso Alegre”, ressalta o deputado estadual, Dr. Paulo.