A partir da próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, mais de 1.170 processos que envolvem o Banco Itaú e tramitam no Juizado Especial e no Fórum Lafayette devem ser solucionados. As sessões do mutirão de conciliação serão realizadas entre as partes que estão sendo convocadas pela Justiça para as audiências no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. A ação da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais conta com o apoio da Corregedoria-Geral de Justiça e da Direção do Foro da capital.

O objetivo do mutirão é promover a celeridade jurisdicional e a diminuição do acervo. No pátio interno do Fórum, foi montada uma grande tenda que abrigará boxes de atendimento destinados às audiências, que serão realizadas a cada 30 minutos, das 8h às 18h. Os processos envolvendo o Banco Itaú foram selecionados em cada secretaria de juízo e enviados para serem conciliados no mutirão.

A iniciativa do TJMG corresponde à adoção de métodos alternativos para a solução de conflitos. Este é o 7º mutirão de conciliação de processos bancários promovido pelo Tribunal de Justiça. Os bancos Santander, do Brasil, HSBC, Bradesco e o próprio Itaú já participaram das iniciativas de conciliação no Fórum.

Servidores do Judiciário e conciliadores selecionados e treinados pela 3ª Vice-Presidência do TJ participam desse esforço extra, já que a pacificação social é um dos focos do Poder Judiciário. A coordenação do mutirão está a cargo do juiz Roberto Oliveira Araújo.

Conciliação em Pouso Alegre

A comarca de Pouso Alegre, no sul do Estado, também realiza mutirão de conciliação bancária na próxima semana. Qualquer pessoa com pendências com o Banco Bradesco, mesmo que ainda não tenha um processo judicial, pode tentar conciliar dívidas no mutirão que será realizado especialmente no dia 22 de outubro, segunda-feira.

Outras audiências de conciliação das varas de família e de varas cíveis também estão agendadas. Ao todo, está prevista a realização de 60 audiências. Uma equipe com 11 conciliadores vão atuar no mutirão que será coordenado pelo juiz de Direito, Paulo Duarte Lopes Angélico. O mutirão em Pouso Alegre também faz parte de iniciativa da 3ª Vice-Presidência do TJMG.

Assessoria de Comunicação Institucional
Ascom Fórum Lafayette
(31) 3330-2123
[javascript protected email address]