A próxima etapa consiste na aplicação do exame de proficiência TOEFL

Fazer um curso de aperfeiçoamento no exterior é o sonho de muitos educadores. Para um grupo de professores de Língua Inglesa da rede estadual de ensino de Minas Gerais, esse desejo poderá se tornar realidade. Eles estão entre os 32 educadores brasileiros selecionados para a próxima etapa do programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP), que oferece um intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos. A próxima etapa consiste na aplicação do exame de proficiência TOEFL.

Ao todo, foram selecionados quatro educadores mineiros: Angêla Barroso do Santos Duarte, da Escola Estadual Monsenhor José Paulino, em Pouso Alegre; Daniel César Maiochi, da Escola Estadual Professor Arlindo Pereira, em Poços de Caldas; Francine da Costa Cândido, da Escola Estadual Padre José Venâncio, no município de Pains; e Wirginia de Moura Carvalho, da Escola Estadual Benedito Valadares, em São Gonçalo do Pará.

A professora de Língua Inglesa, Wirginia de Moura Carvalho, conta como será sua preparação para participar da próxima etapa do Ilep. “Minha preparação se baseia em uma preparação constante, pois já estudo continuamente para desenvolver minha fluência”, afirma. Já professora de Língua Inglesa, Angêla Barroso do Santos Duarte, ressalta os benefícios que o intercâmbio pode trazer para escola caso ela seja selecionada. “Se for selecionada será uma forma de trazer inovações para a escola e assim poder incrementar o ensino da língua inglesa”, afirma. Essa é a segunda vez que a educadora participa do processo seletivo do Ilep.

De acordo com o edital do Ilep, a próxima etapa do processo de seleção é composta por entrevistas orais. As entrevistas serão feitas por representantes do Consed e da Embaixada dos Estados Unidos e estão previstas para o mês de junho. Já o resultado do processo de seleção será divulgado em setembro.

Programa Líderes Internacionais em Educação

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação (Consed) e a Embaixada dos Estados Unidos. O Ilep tem por objetivo oferecer aperfeiçoamento para professores de inglês de diferentes lugares do mundo. O plano do curso inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e, também, o uso de tecnologias em educação.

Os professores selecionados embarcam para os Estados Unidos em janeiro de 2014 e retornam em maio do mesmo ano. Nesse período, além das aulas nas universidades norte-americanas, os docentes farão um estágio nas escolas de Ensino Médio do país. O programa ainda garante a cobertura das despesas do bolsista, como as passagens de ida e volta dos Estados Unidos, hospedagem em dormitório universitário e seguro saúde, entre outros. Os participantes terão, também, assistência para o visto de intercâmbio.