A Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) reuniu-se, na quarta-feira (15), com as Associações Comerciais do Sul de Minas para debater sobre as feiras irregulares que têm ocorrido em várias cidades e sobre ações em prol dos empresários.

Estiveram presentes 17 associações representadas por seus presidentes e diretores, que comentaram problemas semelhantes ocorridos em seus municípios e puderam esclarecer possíveis dúvidas no âmbito jurídico.

O presidente da Acipa, Alexandre Magno de Moura, expôs todas as ações realizadas para a proteção do comércio em relação a duas feiras itinerantes em Pouso Alegre que, por serem irregulares, foram objeto de várias reivindicações da entidade. Comunicou também que autoridades e órgãos como a Fecomércio e a Federaminas foram avisados sobre as medidas tomadas.

Outro assunto muito debatido foi sobre a existência e vigência de leis municipais que dispõem sobre as feiras itinerantes, como as já existentes em Pouso Alegre. “Penso que as leis são muito importantes e temos que construir uma lei em cada município. Não queremos que vocês passem pelo que passamos”.

O diretor da Acipa, Adilson Ralf explicou quais medidas as associações podem realizar para impedir a realização das feiras itinerantes e informou. “Nós já começamos e não vamos frear, vamos acionar quem puder para compor o conjunto para fortalecer. Essa é a postura do presidente e da diretoria e é para isso que estamos convidando vocês, porque a partir de agora será apresentado um cronograma de posturas a serem adotadas exista a feira ou não em cada cidade”.

Com objetivo de realizar mais ações e convocar mais associações, outra reunião já foi agendada para 5 de junho às 14hras na sede da ACIPA.

A presidente da Associação Comercial de Paraisópolis, Maura Lúcia dos Santos, falou sobre o encontro: “Eu achei muito importante e, por isso, nós estamos aqui e trouxe as diretoras da associação também. Em Paraisópolis, acredito que já tenha essa lei. Mas, vamos agora falar de novo e procurar resolver, porque essas feiras não vão entrar na minha cidade”.

Para finalizar o presidente da Acipa ressaltou a importância das ações conjuntas entre as associações. “Como a Acipa já desenvolve um bom trabalho na cidade, decidimos promover a reunião para que as associações unam forças”.