O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) promove, nesta semana, a Feira de Alimentos Orgânicos, em comemoração à 9ª Semana dos Alimentos Orgânicos, promovida pelo Ministério da Agropecuária e Abastecimento (Mapa). Em Pouso Alegre, o evento será realizado nesta terça-feira, 28 de maio, na Praça Senador José Bento, no Centro, entre 8h e 12h. Já na quarta-feira, 29, será a vez da Praça Antônio Carlos, em Machado, receber a feira, entre 9h e 15h.

Estarão expostos diversos produtos orgânicos de associações familiares da região, como frutas, legumes, verduras, melado, rapadura, geleias e vinhos. Na edição de Pouso Alegre, que já é a segunda, haverá degustação de café orgânico, produzido pela Coopfam, de Poço Fundo. Produtores de Ouro Fino e São Lourenço, entre outras cidades, participarão da iniciativa. Durante a tarde, a partir das 14h, a Pró-reitoria de Extensão realizará reunião com a Central de Associações Orgânicos Sul de Minas, na sede da Reitoria, no bairro Medicina.

Além do IFSULDEMINAS, a Feita de Alimentos Orgânicos de Pouso Alegre recebe o apoio da Emater/MG, da Secretaria Municipal de Agricultura, da Univas, da Epamig e da Central de Associações Orgânicos Sul de Minas.

Em Machado, o evento terá a sua primeira edição neste ano. A feira é uma iniciativa do GAPE Agroecologia (Grupo Assistido de Pesquisa e Extensão em Agroecologia) e do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) do IFSULDEMINAS. O objetivo, segundo a coordenadora do GAPE, Lêda Fernandes, é “divulgar e estimular a produção orgânica, incentivando produtores e consumidores”.

Para ser considerado orgânico, o produto deve ser cultivado em um ambiente que preze pela sustentabilidade social, ambiental e econômica e que valorize a cultura das comunidades rurais. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos em qualquer fase da produção. O consumidor pode reconhecer o produto orgânico através do selo emitido pelo Mapa em seu rótulo ou pela declaração de cadastro do produtor orgânico familiar.

Em Machado, a Semana dos Alimentos Orgânicos contará também com entrevistas na Rádio Estação Cultura FM 101,9, na segunda e na terça-feira (27 e 28 de maio) às 11h10, e com a distribuição de cartazes e cartilhas pela cidade.

Semana dos Alimentos Orgânicos

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove, entre os dias 26 de maio e 2 de junho, em todo o País, a 9ª Semana dos Alimentos Orgânicos. A iniciativa conta com a parceria de organizações governamentais e não governamentais que compõem as Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação (CPOrgs).

O objetivo é oferecer informações aos consumidores quanto aos produtos e sistemas de produção de orgânicos, que têm como base princípios agroecológicos. A proposta é disseminar em larga escala os benefícios ambientais, sociais e nutricionais dos orgânicos para a população. A programação da 9ª Semana de Alimentos Orgânicos prevê a realização de feiras agroecológicas, dias de campo, intercâmbios técnicos, distribuição de folderes e cartilhas explicativas, palestras e conferências em diversos estados e municípios.