O prefeito Agnaldo Perugini anunciou hoje a criação de um grupo de estudos para acompanhar as melhorias a serem implantadas no transporte público de Pouso Alegre. O grupo será formado por membros da sociedade civil organizada e líderes indicados pelos manifestantes que foram às ruas pedir melhorias para o serviço no último final de semana.

Para definir seus integrantes, Perugini receberá o grupo Coletivo Pouso Alegre, que lidera as manifestações no município. O prefeito avalia que o diálogo entre o poder público e a sociedade deve ser constante e que as manifestações oferecem uma oportunidade para estreitar ainda mais os laços entre as instituições públicas e os cidadãos.

“Pouso Alegre, a exemplo do Brasil, vive dias de civismo, cidadania e do mais puro espírito democrático. Vemos jovens, pais e mães nas ruas pedindo um Brasil melhor. De minha parte, tomo esses manifestos como impulso para ampliar as conquistas para Pouso Alegre, que vive seu melhor momento social, político e econômico”, posicionou-se.

O prefeito lembrou que a Prefeitura já vem adotando medidas profundas para melhorar o trânsito e o transporte público local. São investimentos em infraestrutura como a pavimentação e revitalização dos principais corredores de ônibus, a revitalização de vias de acesso à cidade, como a conclusão da Via Norte e Sul e a construção da Via Noroeste, além da construção da Avenida sobre o Dique II, que vai desafogar o trânsito do centro em direção a região Sul. Em breve, terão início as obras de duplicação do trecho final da Avenida Perimetral, uma parceria com o governo estadual.

Um planejamento de longo prazo já vem sendo desenvolvido desde 2012 para levar mais qualidade, segurança e agilidade para o transporte público. O plano prevê a revitalização do terminal urbano da Duque de Caxias, a criação de um novo terminal para fazer a integração das linhas centro – bairro e bairro – centro e de uma central de monitoramento por GPS, de onde os usuários poderão acompanhar a posição dos veículos.

Além disso, a Secretaria de Transporte e Trânsito mantém diálogo constante com a comunidade. A partir das reclamações dos usuários são agendadas audiências públicas nos bairros com representantes da empresa e moradores. Por intermédio desses encontros, as comunidades das regiões dos bairros Belo Horizonte, Morumbi, Jatobá, Faisqueira, São João, Santa Rita, Árvore Grande, Jardim Canadá, Jardim Noronha, Recanto dos Fernandes, São Judas Tadeu, Jardim Califórnia e Esplanada conseguiram melhorias como a colocação de abrigos, linhas de reforço e maior pontualidade nos horários de ônibus. Para solicitar uma audiência como essa, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria de Transporte e Trânsito pelo telefone: 3449-4239.