O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Pouso Alegre está entre os 200 maiores entre os 5.565 municípios brasileiros. Com índice geral de 0,774, o município está na faixa considerada de alto de desenvolvimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) e integra a fatia de 5% das cidades brasileiras com melhor desempenho. O IDH é uma medida formulada pela ONU que resume o progresso de longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

Os dados divulgados na tarde de segunda-feira (29) compõem o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013. O levantamento considera 180 indicadores de população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vulnerabilidade, com dados extraídos dos censos demográficos de 1991, 2000 e 2010. Todos eles compõem três dimensões: renda (0,755), longevidade (0,872) e educação (0,704). A média dessas dimensões forma o índice geral. O Atlas de 2013 foi elaborado em conjunto pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e pela Fundação João Pinheiro.

cidade-interna-3

“Os dados são do Censo de 2010. Ainda não contemplam o amplo avanço que o município obteve com a atração de grandes investimentos, o que impactou fortemente na renda per capta dos pouso-alegrenses. Também não mensura os avanços que registramos na educação nos últimos três anos. Apesar disso, recebemos com grande satisfação os dados do IDH. Eles nos colocam na faixa de alto desenvolvimento humano, na fatia de 5% dos municípios com maior IDH do país”, ressalta o prefeito Agnaldo Perugini.

O IDHM de Pouso Alegre passou de 0,690 em 2000 para 0,774 em 2010 – uma taxa de crescimento de 12,17%. O hiato de desenvolvimento humano, ou seja, a distância entre o IDHM do município e o limite máximo do índice, que é 1, foi reduzido em 27,10% entre 2000 e 2010. A educação foi outra vez o fator que mais impactou na melhora do índice, com crescimento de 0,146, seguida por Longevidade e por Renda. De 1991 (0,577) a 2010 (0,774), o IDHM de Pouso Alegre acumula um avanço de 34,14%.

grafico(1)

Objetivos do Milênio

Os programas das Nações Unidas para o desenvolvimento humano ganham espaço na administração de Pouso Alegre. Em maio deste ano, o município aderiu oficialmente aos ‘8 Objetivos do Milênio’ proposto pela entidade e formalizou em junho um núcleo regional do programa. O prefeito Agnaldo Perugini acredita que as metas propostas pela ONU já são perseguidas no dia-a-dia da administração, mas oficializar a perseguição dessas metas é, em si, um ato simbólico motivador.

“Temos uma enorme demanda sobre os órgãos públicos. Para vencermos a batalha por um mundo melhor, precisamos começar pelo nosso quintal. Avançamos muito nos últimos anos, mas ainda temos muitos desafios que nos são colocados. Por isso precisamos de foco. E focamos melhor quando temos um ponto de referência como os ‘Oito Objetivos do Milênio’. Tudo o que precisamos fazer está ali”, considera.