O prefeito Agnaldo Perugini recebeu na manhã desta segunda-feira (01), na sala de reuniões de seu gabinete, 13 representantes das manifestações populares que, a exemplo dos protestos por todo país, pedem melhorias no transporte público. No encontro, foi formada uma comissão com integrantes do grupo Coletivo Pouso Alegre, entre as lideranças das manifestações. O grupo inicia estudos para avaliar a possibilidade de reduzir a tarifa do transporte coletivo no município e acompanhará a implantação de melhorias na prestação do serviço.

A primeira reunião do grupo aconteceu já na tarde desta segunda, na Secretaria de Transporte e Trânsito. Lá, se juntou ao grupo, representantes da empresa que detém a concessão do transporte público no município, a Princesa do Sul. A concessionária entregou à comissão o contrato de prestação de serviços, firmado com o município no final de 2008, e sua planilha de custos. A comissão deve analisar a documentação nos próximos dias. O objetivo do estudo é encontrar condições contábeis para redução tarifária.
O assessor de gabinete da Prefeitura Wellington Oliveira explicou que nos últimos quatro anos o município exerceu forte pressão sobre a empresa de transporte coletivo para que os reajustes nas passagens de ônibus fossem o menor possível. “Prova disso é que, antes das manifestações que levaram algumas prefeituras da região a reduzir suas tarifas, a de Pouso Alegre era a menor da região”, disse. Ainda de acordo com o assessor, mesmo após as reduções anunciadas em algumas cidades, Pouso Alegre continua a ter uma das menores tarifas.
Apesar disso, a Prefeitura acordou com a comissão que, caso sejam encontradas condições contábeis para redução, ela será feita. O secretário de Transporte e Trânsito Marcos Aurélio ressaltou que nos últimos anos a administração tem feito estudos abrangentes para permitir os menores reajustes possíveis.
Comissão consegue primeiras melhorias
Se não foi possível avançar imediatamente no rebaixamento tarifário, a comissão saiu da reunião com dois compromissos firmados com a concessionária de ônibus. A Princesa do Sul prometeu ampliar seus quadros no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Uma reclamação freqüente dos usuários, segundo os integrantes da comissão, é a dificuldade em fazer reclamações através do serviço. Outro compromisso firmado pela a empresa é a instalação de GPS em toda a frota de ônibus. O dispositivo ajudará no acompanhamento dos veículos com maior eficiência, reduzindo atrasos. Além disso, também os usuários poderão consultar em que ponto da cidade está a sua linha de ônibus.

Encontro com o prefeito

No encontro ocorrido na Prefeitura, 13 representantes, entre líderes do movimento Coletivo Pouso Alegre, e outros manifestantes foram ouvidos um a um por Agnaldo Perugini, que abriu a reunião ressaltando, "acima de tudo sou um representante do povo, estou aqui para ouvi-los. Quero que se sintam à vontade para me repassar todas as demandas. E vamos fazer todo o possível para atendê-las”, disse.
O encontro durou cerca de duas horas. Depois do debate em torno do transporte público, os presentes acompanharam uma apresentação das principais ações do governo Perugini nos últimos quatro anos. No final do encontro, decidiu-se pela formação da comissão que vai avaliar a possibilidade de reduzir a tarifa de ônibus em Pouso Alegre e acompanhar a implantação de melhorias na prestação do serviço.
Prefeitura trabalha em três frentes para melhorar transporte urbano
A Prefeitura opera hoje em três níveis de atuação para enfrentar os desafios do trânsito: ações imediatas, estruturadoras e de sistematização do transporte público . Ações imediatas ajudam a mitigar os congestionamentos, organizam o trânsito e o tornam mais seguro e civilizado. Trata-se das intervenções de tráfego, que aprimoram a sinalização e repensam o fluxo de veículos, como é feito nas alterações de sentido de vias.
As ações estruturadoras são representadas pelos investimentos em infraestrutura, como a revitalização e ampliação das principais vias de acesso da cidade, construção da avenida sobre o Dique II e duplicação da Perimetral. Por último, as ações de sistematização do transporte público planejam mudanças que vão tornar o setor mais eficiente, atraindo mais usuários para o transporte coletivo, diminuindo o número de veículos particulares em circulação.
Esse plano de sistematização é de longo prazo. É desenvolvido desde 2012 para levar mais qualidade, segurança e agilidade para o transporte público. Ele prevê a revitalização do terminal urbano da Duque de Caxias, a criação de um novo terminal para fazer a integração das linhas centro – bairro e bairro – centro e de uma central de monitoramento por GPS, de onde os usuários poderão acompanhar a posição dos veículos.