Começou no sábado, 13, a Campanha de Vacinação Antirrábica em Pouso Alegre. Sob o comando da Coordenadoria da Vigilância em Saúde e do Centro de Bem-Estar Animal, departamentos ligados à Secretaria de Saúde, a campanha deve vacinar 21,8 mil animais, entre cães e gatos, conforme meta proposta pelo Ministério da Saúde. A campanha continua pelos próximos três sábados (20/07, 27/07 e 03/08), cada semana em uma região da cidade (confira o cronograma no final da página).

A raiva é uma doença considerada infecciosa que afeta mamíferos. Ela é causada por um vírus que se instala e se multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central, partindo para as glândulas salivares, de onde torna a se multiplicar e propagar-se pelo organismo. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.

Transmissão da doença
A transmissão da raiva se dá do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato; em zonas silvestres, se dá principalmente por lobos e raposas.

Data

Horário

Local

13 de julho

08h às 12h

Cajuru I, Imbuia, Pantano (na Igreja Matriz), Jardim Mariosa, Santo Expedito, Colina Santa Bárbara, Jardim Yara e Santo Antônio.

13 de julho

14h às 17h

Cajuru II, Anhumas (Bar do Vicentinho), Pantano (Bar do João Neguinho), Jardim Aeroporto, Vergane, Colina Santa Bárbara, Santa Luzia (E. M Anita Faria do Amaral) e Portal do Ipiranga.

20 de julho

8h às 12h

Servo, Canta-Galo, Santa Edwiges, Esplanada, Sta. Dorotéia, Monte Azul, Saúde, São Camilo

20 de julho

14h às 17h

Bairro dos Afonsos, São Judas Tadeu, Recanto dos Fernandes, Esplanada, Primavera, Faisqueira (Igrejinha e ao lado da Escolinha), Cristal.

27 de julho

8h às 12h

Bairro Chaves, Praça João Pinheiro, Cidade Jardim (CIEM), Posto de Saúde, JK, Fátima (CIEM), Centro (Rinha), Massaranduba

27 de julho

14h às 17h

Bairro Chaves (Bar do Peixe), Ipiranga, BH, Cidade Jardim, Fátima (Linda do Trem e CIEM), Nova Pouso Alegre, Cruz Alta

03 de agosto

8h às 12h

Bairro Morumbi, São Cristovão (Comunidade do Alegrinho), São João (Copasa), São Geraldo (UBS), São João (CAIC), São Geraldo (Campo do Bangu), Árvore Grande, Cruzeiro, São Cristovão (quadra poliesportiva), Senador José Bento

03 de agosto

14h às 17h

Bairro Jatobá, São João (Av. Três Corações), São Cristovão (Comunidade Alegrinho), Jardim Olímpico, São (UBS, SESI), Foch, São João (CAIC), Árvore Grande e Praça Senador José Bento.