PousoAlegrenet

Menu

Sem acordo, manifestantes ameaçam parar Pouso Alegre outra vez

Após uma segunda-feira(1) de peregrinação do , o saldo final ficou longe de ser positivo para o grupo.

Os integrantes se reuniram com prefeitura, secretaria de transito, representantes da , e Câmara Municipal.

Foi uma covardia o que fizeram com a gente hoje. Chá de cadeira pela manhã com o prefeito, chá de cadeira depois com o secretário de Trânsito… não avançamos em nada

– Renan Andrade, integrante do grupo sobre reunião com Executivo para tratar de melhorias para o transporte público.

1012372_577422392296335_1971390444_n

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO COLETIVO POUSO ALEGRE:

Reunião realizada entre o Coletivo e o Prefeito no dia 01/07/2013 agendada as 9:00.

O , em postura de transparência, vem prestar contas a todos sobre os tópicos discutidos na reunião de hoje no gabinete do prefeito e a conclusão da mesma.

1) Fomos recebidos às 9:00 pela assessoria e as 9:25 pelo Prefeito, que sugeriu diálogo organizado. Ressaltou que já fez parte de movimentos sociais e compreende o poder dos mesmos para conquistas populares.

2) Passada a palavra para o Coletivo, Wernner fez uma introdução ao grupo e a intenção da reunião, para debatermos os tópicos da nossa pauta. Fuvio dispôs sobre os dados da insenção da alíquota do PIS/COFINS, a incongruência da margem da tarifa com a inflacionária e a dedução da taxa sobre a contribuição do INSS. Nós definimos que esses tópicos deveriam ser resolvidos AINDA HOJE. Ainda foi comentado sobre a qualidade do transporte público e a necessidade de constituição da Comissão de Avaliação (conforme divulgado em Informativo), em uma próxima reunião para que possamos também abrir espaço para outras representações do povo (como associações de bairros, etc.).

3) Foram cobradas também promessas de campanha na área e ressaltados problemas testemunhados pelos integrantes do Coletivo pela cidade. Renan aproveitou para ressaltar sobre a falta de coesão e veracidade nas informações divulgadas pelos canais da imprensa com relação às manifestações e reivindicações.

4) Ficou ressaltado que o Coletivo não irá abrir mão da redução da tarifa, que é meta indiscutível e os atos só irão cessar quando esse objetivo for conquistado. Foi lembrado também que não será aceita apenas uma “redução simbólica” mas sim baseadas nos valores apresentados do estudo realizado, que é palpável e tangível. Mais de 30 municípios já conquistaram a redução e apenas Pouso Alegre ainda continua estagnada nas “negociações”.

5) O Prefeito recebeu a palavra novamente e disse que se dispõe a quebrar contratos se for fornecida evidência clara pra tal. Ressaltou também que anseia por realocar e revitalizar o “Ponto Final” mas que sofre pressão e resistência por parte dos comerciantes (e seus representantes). Apoiou a representação popular.

6) Posto isso, o Prefeito disse que esse cálculo da composição da tarifa é mais complexo do que o que foi apresentado, que não é possível ele sozinho diminuir a tarifa por decreto e nem se comprometer de imediato a tal, e que seria necessária uma próxima abordagem com a Secretaria de Trânsito e com representantes da área da Economia e da Contabilidade, para auxílo. Informou que a justificou em documento oficial, através de estudo, o por quê de não deduzirem a tarifa seguindo a inflação e a desoneração do PIS/COFINS + INSS, e que essa justificativa nos seria apresentada hoje (01/07/2013), na reunião supracitada, a partir das 14 horas.

7) A reunião prosseguiu por mais 45 minutos onde o Prefeito aproveitou a oportunidade para divulgar outros trabalhos e obras da administração, como investimentos na área da saúde, infraestrutura, educação e lazer.

SÍNTESE: O Prefeito disse que a Empresa “justificou” porque não diminuiu a tarifa. Esse documento foi entregue a Prefeitura e jamais foi divulgado (ficamos sabendo hoje sobre isso). A nova reunião, marcada para hoje as 14:00, servirá para discussão dos motivos da Empresa não reduzir a tarifa.
Nossa posição até então é que não existe justificativa plausível que faça o usuário das linhas subsidiar os custos da Empresa.

Toda a reunião de hoje foi gravada pelos próprios membros em áudio e vídeo, e o material será divulgado NA ÍNTEGRA, sem nenhum tipo de edição, anda hoje.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.