A 15ª etapa do Circuito Sul Mineiro de Corrida de Rua SESI foi realizada neste sábado, dia 24, na cidade de Congonhal, vizinha de Pouso Alegre. O município foi um dos quatro sorteados este ano para receber o projeto de responsabilidade social da indústria do Sul de Minas promovido pela Fiemg – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. Os outros municípios que integraram este ano as etapas da edição 2013 do circuito foram Ibituruna, Divisa Nova e Virgínia.

Ao todo vinte três atletas participaram dos 5 km da prova que teve a largada em frente à igreja São José, no centro de Congonhal, e que classificou os primeiros colocados das categorias industriários e comunidade, masculino e feminino, para participarem da Corrida Integração que acontece no final de setembro na cidade de Campinas e é considerada uma das cinco provas de rua mais importantes do país.

O vencedor da prova categoria comunidade foi o atleta Hanaydson Monteiro, da cidade de Inconfidentes, com o tempo de 17min17:85, seguido por Julio Cesar Simões, de Congonhal, com o tempo de 18min16:22 e Weliton Augusto, de Estiva, com o tempo de 18min:34:82. Na categoria industriário masculino, a primeira colocação ficou com Levi Nery, de Congonhal, que correu representando a empresa Unilever. Na segunda colocação ficou Antonio Lima Felipe.

Na categoria comunidade feminino a vitória foi de Adriana Domingues, de Congonhal, com o tempo de 18min35:92, seguida por Gabriela Pereira, de Estiva, com o tempo de 26min12:36, e Alessandra Pereira, também de Estiva, com o tempo de 26min46:82. Na categoria industriário feminino a vitória foi de Bruna Quitéria Paiva, de Congonhal, que representou a indústria Sintec do Brasil.

A prova prestou uma homenagem a um dos competidores mais idosos do Circuito. O Aposentado Joaquim Leal Melo, de 77 anos, completou a prova com o tempo de 30min58:00 e foi lembrado por sua dedicação ao esporte. Na 15ª etapa do Circuito Sul Mineiro de Corrida de Rua o aposentado completou sua participação de número 200 em corridas de rua. No atletismo desde 1994, Joaquim Leal Melo coleciona mais de 60 troféus e quase duas centenas de medalhas. “Correr para mim é a coisa mais importante desse mundo. Me mantém vivo”, disse.

A próxima etapa do Circuito Sul Mineiro de Corrida de Rua SESI acontece no dia 14 de setembro na cidade de Três Pontas. A 15 etapas até agora disputadas reuniram a participação de quase mil pessoas , o que promoveu a arrecadação, com as inscrições, de mais de meia tonelada de alimentos. Todo material é doado para entidades beneficentes dos municípios sede das provas.

Fonte: Fiemg Regional Sul