Nesta quarta-feira, 07, os alunos das escolas municipais e estaduais da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre (SRE/PA) tiveram recesso escolar devido às atividades do “Dia D – Toda escola deve fazer a diferença”, realizadas em todas as escolas de ensino público do interior do estado. As aulas foram retomadas nesta quinta, 08, e no sábado, 10, os profissionais da rede pública de ensino vão apresentar aos estudantes e aos pais dos alunos os resultados das atividades, ou seja, a avaliação feita por cada escola sobre a metodologia e a prática educacional, assim como as ações propostas para melhorias no ensino oferecido por cada instituição.

Durante o “Dia D”, cada escola reuniu professores, diretor, analistas e especialistas para discutir os resultados obtidos pela instuição em avaliações educacionais: o Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB). A partir das conclusões, foram planejados ajustes nas práticas de ensino a serem adotadas em cada escola. Estes projetos serão encaminhados para a Superintendência e poderão ser implementados ainda neste semestre letivo, após a aprovação da SRE.

As ações propostas por uma escola podem servir para outras instituições públicas de ensino de Minas Gerais, sendo multiplicadas por meio do Projeto “Compartilhar para Crescer”, explica a Analista Pedagógica do Órgão Central, Geisiane Paula de Oliveira, que acompanhou as atividades do “Dia D” na Escola Estadual Prof. Geraldina Tosta, em Pouso Alegre.

No sábado, alunos e pais conhecerão as ações planejadas e poderão opinar, a fim de também contribuírem para as melhorias no sistema público de ensino, em especial no oferecido pela instituição da qual integram a comunidade escolar.