O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, acompanhado do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), José Elcio Santos Monteze, recebeu, nesta segunda-feira (26), na sede do DER, representantes do Movimento SOS MG 290 de Ouro Fino e Jacutinga, que solicitam melhorias para o trecho de 94,5 quilômetros que liga Pouso Alegre à divisa com o Estado de São Paulo, passando pelas cidades mencionadas.

O DER/MG publicou na edição do Diário Oficial de Minas Gerais de 23 de agosto, o edital 110/2013 para contratação de empresa que irá fazer o projeto de engenharia. O mesmo edital inclui também o trecho de 27,45 quilômetros entre Varginha e Três Pontas da MG 167. A entrega das propostas deverá acontecer dentro de 60 dias, contando a partir da data de publicação do edital, no protocolo central do Departamento.

MG 290
Foto: Luciana Gubiotti/Divulgação

Na avaliação do secretário Carlos Melles, o pleito do Movimento SOS MG- 290 é justo e o Governo de Minas está sensível às demandas apresentadas pelos representantes. “Vamos fazer todos os esforços necessários e o primeiro passo já foi dado com o lançamento deste edital, na última sexta-feira, com o objetivo de escolher a empresa que ficará responsável pela elaboração do projeto”, concluiu.

Para o diretor geral do DER/MG, José Elcio Monteze, o projeto de engenharia a ser elaborado prevê melhorias, aumento de capacidade, interferências urbanas, acostamento em toda a extensão e duplicações, caso sejam previstas no estudo de tráfego minucioso a ser desenvolvido, com previsão de durar acima de seis meses. “Com estes dados será possível dimensionar o tipo das intervenções a serem realizadas”, afirmou.

Segundo os representantes do Movimento SOS MG 290, o grupo que contabiliza cerca de 20 mil pessoas, iniciou a sua mobilização por meio de ações na internet, utilizando-se das redes sociais. A busca de melhorias para o trecho da MG 290 é justificada por uma estatística, que o movimento cita, com o registro médio de uma vítima fatal a cada 10 dias. O trecho de mais de 90 quilômetros da rodovia recebe um tráfego intenso de veículos de carga e passageiros.