Arena de briga de galo
“Arena de briga de galo” (Foto: Airton Chips)

Indícios da prática de rinha de galos foram encontradas pela Polícia Civil em um pesqueiro no bairro Cantagalo, zona rural de Pouso Alegre.

Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão nesta terça-feira (19) a Polícia Civil encontrou cerca de 200 aves, um ringue onde supostamente aconteciam as brigas, remédios que seriam usados para o tratamento das aves durante as brigas e proteções para esporas.

Segundo o proprietário do local, a arena não é utilizada para “rinha”.

– Essa arena está aí ha muitos anos, desde o tempo do meu pai. Há muitos anos ele foi processado por causa disso e parou com as brigas, mas ninguém exigiu que a arena fosse destruída por isso está aí… Nós usamos para separar pintinhos recém nascidos – Alegou o dono do local

Galos em gaiolas
Galos ficavam presos em gaiolas. (Foto: Airton Chips)
Galo estava com o olho ferido. (Foto: Airton Chips)
Galo estava com o olho ferido. (Foto: Airton Chips)

Pelo menos 20 animais foram encontrados com ferimentos. Como não houve flagrante, não foi possível constatar se realmente acontecia rinha de galos no local. Segundo o delegado Gilson Baldassari o local será vistoriado por peritos da policia técnica buscando comprovar a “briga de galos”. Ninguém foi preso.

A pratica de rinha de galos é crime, e esta previsto no artigo 32 da Lei Ambiental com a pena de três meses a um ano, alem de multas.

Informações: Airton Chips