O tradicional desfile de Sete de Setembro, em Pouso Alegre, levou cinco mil pessoas para a Avenida Doutor Lisboa na manhã de sábado (07). Das calçadas da via principal da cidade, os moradores viram a exibição do 14º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército, militares, escolas e do Moto Clube local. Por cerca de três horas, eles atravessaram a avenida ao som das fanfarras.

O prefeito Agnaldo Perugini fez a abertura oficial do evento cívico. Em seu discurso, falou da importância da unidade nacional na busca pelos valores democráticos, pela justiça social e pelo desenvolvimento. “Este é um momento para celebrarmos nossas conquistas enquanto nação, em especial, a partir dos objetivos alcançados em nossa cidade”, propôs. O prefeito ainda pediu alguns instantes de reflexão acerca dos conflitos que abalam o Oriente Médio, marcadamente na Síria, que atravessa uma sangrenta guerra civil.

7-setembro-3

Coube ao 14ª GAC abrir as comemorações do Dia da Pátria. A marcha e os veículos de artilharia do Exército abriram caminho para as 31 escolas da rede municipal e estadual de ensino, entidades sociais, motoclubes locais, além dos veículos que prestam serviços à população. As escolas municipais levaram para a avenida algumas das atividades de destaque que desenvolvem junto aos estudantes.

7-setembro-2

Integração das fanfarras

Um momento especial marcou o desfile deste ano. As diversas fanfarras escolares que passaram pela avenida retornaram no final do evento para repisar juntas a via. “Uma salva de palmas para estas escolas que enchem de orgulho a cidade”, se entusiasmou o prefeito Agnaldo Perugini no microfone.

7-setembro-1

O prefeito acompanhou o desfile ao lado de seus secretários, dos comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do 14º GAC, da presidente da Câmara Dulcinéia Costa e de outras autoridades. A Secretaria de Educação e o departamento de Cerimonial da Secretaria de Comunicação, responsáveis pela organização do evento, fizeram uma avaliação positiva do desfile. “Mais uma vez levamos nossos jovens para a avenida e eles puderam sentir orgulho de fazer parte de suas comunidades, de seu município e de sua nação. É uma tradição que deixa uma marca de patriotismo em nossos alunos”, considera a secretária de Educação Cleidis Regina Modesto.