Com o objetivo de conhecer os problemas dos moradores da Rua Graciema de Paula Rios e adjacências do bairro São Geraldo e Foch e buscar uma solução, a Câmara Municipal de Pouso Alegre, por meio da Comissão de Ordem Social, realizou uma Audiência Pública, nesta quarta-feira (11). Algumas das demandas foram: calçamento; rede pluvial e captação da água da chuva; inundações; esgoto; iluminação; segurança; aterro entre o bairro São Geraldo e Foch; e máquina que tritura entulhos.

Maria Cleunice da Silva, que mora no bairro desde o final dos anos 60 e morou fora da cidade por um período de tempo, conta que quando retornou à casa de sua mãe, na Rua Graciema de Paula Rios, em 2008, assustou-se com a situação da residência. Juntamente com os irmãos, providenciou o aterramento do local, que antes constantemente era invadido pelo esgoto, e realizou uma nova construção para morar com sua família. “Fiz várias reuniões com responsáveis do Executivo, mas os moradores nunca se reuniram. Com a ajuda dos vereadores Mário de Pinho, Braz Andrade e Lilian Siqueira, fizemos uma reunião com os vizinhos e o vereador Mário conseguiu marcar essa audiência pública. A minha briga maior é com a questão do esgoto, pois quando chove vira um rio e invade as casas. É muito sofrimento. Pagamos impostos e merecemos ter o problema resolvido”, explica.

O vereador Mario de Pinho, presidente da Comissão de Ordem Social, que também é morador da região, afirma que estes são problemas que estão há muito tempo afetando àquela população e vem se agravando com o tempo. “Como vereador quero contribuir na resolução desses problemas. A audiência pública traz a comunidade para a Casa de Leis, juntamente com representantes do Executivo, possibilitando que as duas partes interessadas possam discutir o que está acontecendo e, assim, buscar uma solução”, ressalta.

Realizaram seu pronunciamento na tribuna os moradores: Jander de Souza Coutinho, Vicente Mendes Junior, Carlos Eduardo Hortelã, Maria Cleunice da Silva, Henrique Paixão, Manoel Almeida, Rosália Serpa Mendes e o ex-morador, Alexandre Magno de Moura. Com a participação desses moradores, será formada uma comissão para buscar uma solução para os problemas enfrentados. A primeira reunião da Comissão será no dia 18 de setembro, às 16h, na Câmara Municipal.

Participaram também da Audiência Pública os representantes do Executivo: Alexandre Maciel Ribeiro, representante o Departamento de Saúde, José Antonio de Azevedo, representando a Limpeza Urbana e o Departamento de Obras e o diretor do Departamento de Fiscalização de Postura, Dimas Raimundo dos Santos.