Líder regional em crescimento econômico e demográfico. Entre as maiores geradoras de emprego do país. Integrante do grupo das 100 cidades médias brasileiras que mantêm a maior média de crescimento do Produto Interno Bruto. O cenário econômico de Pouso Alegre atrai os olhares de grandes investidores e faz da cidade sede de grandes empreendimentos, mas boa parte desse sucesso pode ser atribuída a milhares de pequenas e médias empresas, responsáveis diretas pelo aquecimento do mercado de trabalho e pelo dinamismo econômico da cidade em todos os segmentos produtivos. Reconhecendo a importância estratégica dessas empresas, a Prefeitura de Pouso Alegre, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional, prepara para outubro, como parte dos eventos de comemoração do aniversário da cidade, o I Seminário de Desenvolvimento Econômico para Micro e Pequenas Empresas: Desafios e Oportunidades.

Nos dias 15, 16 e 17 de outubro os micro, pequenos, médios empresários, autônomos e o público em geral conferem uma série de palestras e reflexões acerca dos desafios e oportunidades de negócios para quem quer empreender. Uma série de palestras com foco no aprendizado e aperfeiçoamento dos micro-empresários acontece no São Geraldo (16), São Cristovão (17), São João (18). Em cada etapa do seminário, três especialistas ministram palestras voltadas para temas úteis para o dia-a-dia dos empreendedores.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Rapahel Prado conta que os palestrantes foram escolhidos a dedo. “Estamos trazendo especialistas em diversos setores que poderão passar uma gama valiosa de conhecimento para nossos empreendedores”, atesta.

O Bacharel em Administração de empresas pelo Instituto de Ensino Faculdades AELIS e MBA em Gestão Executiva de Negócios pela PUC Minas, Madelon Bueno Borges, vai dar dicas para empresas familiares prosperarem na palestra “Empresa Familiar: Como Crescer”. A abordagem de Clayton Queiroz Coutinho será mais genérica. Graduado em Administração de Empresas pela UNIVAS e com um MBA em Gestão Executiva de Negócios pela PUC Minas, ele vai elencar as “Ferramentas Básicas para desenvolver seu Negócio”.

Os conflitos que giram em torno das empresas serão abordados por Telma Patrícia de Moraes Santos na palestra “Como Resolver Problemas Empresariais: Formas e Soluções de Conflitos”. Telma é graduada em Administração de Empresas pela UNIVAS e possui MBA Gestão e Desenvolvimento Regional pela UNITAU.

O evento de encerramento do Seminário será em 19 de outubro, a partir das 9h, no Marques Plaza Hotel. O atleta, fisioterapeuta e escritor Pauê Aagaard ministra a palestra motivacional “Superando Desafios”. Pauê foi eleito atleta do Ano no prêmio Fax a Diferença do Jornal O Globo. Para o prefeito Agnaldo Perugini , o Seminário cumpre também a função de homenagear no mês de comemoração de aniversário da cidade um dos segmentos que mais trabalha e gera riqueza para a cidade.

“Com tantas grandes empresas se instalando na cidade, não podemos deixar de lembrar todos os dias que as micro e pequenas empresas são responsáveis por gerar a maioria dos postos de trabalho que criamos em nossa cidade. São empreendedores, muitas vezes anônimos, que dão o mais forte empurrão em nossa economia”, considera Agnaldo Perugini.