Os sistemas meteorológicos de Minas Gerais já emitiram um alerta para o período chuvoso 2013/2014. A previsão é de temporais intensos. A Defesa Civil de Pouso Alegre já prepara a revisão de seu plano de contingência e ações preventivas para o período. As atividades se desenrolam em duas etapas. Na primeira delas, o órgão está mapeando todas as áreas de risco da cidade. Com as informações em mãos, em novembro, será traçada a estratégia final de atuação.

Além do plano de contingência e ações de prevenção, a Defesa Civil de Pouso Alegre vai atuar em trabalhos de conscientização com os moradores. O objetivo é fazer com que as pessoas comuniquem à Defesa Civil de qualquer situação de risco. “Queremos ampliar ao máximo nossa base de informações sobre como a chuva afeta a cidade. Esses dados nos ajudarão a agir de forma estratégica para minimizar ao máximo os danos”, explica o coordenador do órgão Jean Willian.

Previsão do tempo

Segundo dados do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) 2013/2014, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Minas Gerais deve enfrentar um período chuvoso muito intenso com fortes temporais, principalmente em dezembro, janeiro e fevereiro. A temporada será mais carregada de raios e com volume de água de 30% a 40% maior que a estação em 2011/2012.

A exemplo de anos anteriores, Pouso Alegre será um dos postos de referência para distribuição de material de higiene e água para atingidos pela chuva. Outras 10 cidades contarão com a estrutura: Belo Horizonte, Montes Claros, Lavras, Barbacena, Juiz de Fora, Ubá, Manhuaçu, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Diamantina.