Duas ambulâncias do SAMU ficarão a disposição 24 por dia em Pouso Alegre. (Foto: Divulgação)
Duas ambulâncias do SAMU ficarão a disposição 24 por dia em Pouso Alegre. (Foto: Divulgação)

A coordenadora do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Alzira Jorge, anunciou nesta sexta-feira (27) durante um encontro que o Samu regional deve começar a funcionar em Pouso Alegre no início de 2014. Segundo o Diário Oficial, R$ 535,5 mil que serão liberados para a fase final de implantação do serviço de urgência.

Para o prefeito Agnaldo Perugini, o SAMU regional chega para encerrar um gargalo no atendimento de urgência e emergência na região.

“É como uma tábua de salvação para muitos municípios que praticamente não tinham serviços médicos para esses níveis de complexidade. No caso de Pouso Alegre, vai ajudar a desafogar a pressão exercida hoje sobre o Pronto Socorro do Hospital das Clínicas Samuel Libânio”, conclui Agnaldo Perugini.

Atendimento de urgência

Duas ambulâncias do SAMU, uma de suporte básico e outra de suporte avançado, estarão à disposição 24 horas por dia para atender emergências médicas em qualquer ponto da cidade.

O serviço conta com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Altamente treinados, esses profissionais atendem as ocorrências das mais diversas naturezas como traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental.

Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) contribuiu para a redução do número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.