O fim de ano em Pouso Alegre promete ser um dos mais aquecidos dos últimos anos para o mercado de trabalho. O tradicional impulso dado pelas contratações temporárias no comércio terá um reforço de peso. Será o primeiro Natal do SerraSul Shopping, inaugurado no início do ano. A expectativa é que o empreendimento movimente ainda mais o comércio local e aumente a demanda por trabalhadores temporários. A oferta de empregos deve ser ainda maior devido ao bom momento atravessado pela indústria e o setor de serviços.

Contando quase 100 estabelecimentos nos ramos de compras, entretenimento, alimentação e serviços, o SerraSul pode ajudar a dobrar o número de contratações feitas pelo comércio em novembro do ano passado. No mês que antecedeu as festas de fim de ano em 2012, o setor contratou 227 profissionais para atender a demanda.

“O shopping tem potencial para alavancar essas contratações. Desde sua inauguração notamos um aumento de pessoas que vêm de outras cidades da região para fazer compras”, conta o prefeito Agnaldo Perugini.

Perugini lembra ainda que o comércio de toda a cidade deve apresentar bom desempenho. Ele pontua que fatores como a elevação da renda, o crescimento populacional e consolidação da cidade como polo de referência para as outras cidades da região fará com que a circulação de mercadorias e serviços ganhe impulso extra especialmente na reta final do ano.

Foto: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre
Foto: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional também projeta bom desempenho para os setores de indústria e serviços. Este último deve se aproveitar das mesmas boas condições da qual deve tirar proveito o comércio. Já a indústria continuará movimentando a economia com o início da operação de empresas como a XCMG e o Centro de Distribuição da Unilever. “São empreendimentos grandiosos que envolvem somas elevadas de investimentos”, diz o prefeito.

Foto: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre
Foto: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre

2,5 mil empregos no ano

Pouso Alegre já superou a marca de 2,5 mil empregos criados entre os meses de janeiro e setembro. Indústria e serviços foram os grandes responsáveis pelo bom desempenho. Juntos foram respondem por 79,5% de todas as vagas geradas, um total de 2.056 postos de trabalho. Graças às contratações promovidas por estes setores, a cidade pode encerrar 2013 com um novo recorde na geração de empregos.