Os professores da rede municipal de educação se reúnem nesta segunda-feira (25) para mais uma rodada de debates em torno de formas inovadoras e eficientes de ensinar. Em pauta a educação voltada para alunos com perfis diferenciados. O 2º Seminário de Educação Inclusiva acontece das 8h às 12h, no Theatro Municipal. Além dos educadores, pais e cuidadores de alunos com deficiência são esperados para o seminário.

O Seminário organizado pela Secretaria de Educação prevê a formação de educadores que atuam com alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades. As palestrantes e professoras Carla Helena Fernandes e Susana Gakyia Caliatto vão debater com a comunidade escolar e sociedade o tema “A Escola aprendendo com a diferença”.

Além das palestras, o evento terá apresentações dos alunos das Salas de Recursos, exposições de trabalhos e relatos de experiências educacionais inclusivas. O seminário dá continuidade à série de encontros que vêm sendo realizados pela Secretaria de Educação ao longo do ano para orientar os educadores sobre abordagens de ensino eficientes.

No ensino regular do município estão matriculados 178 estudantes com transtorno global do desenvolvimento. Para atendê-los, o município disponibiliza oito salas de recursos multifuncionais com materiais pedagógicos que permitem atender necessidades específicas de aprendizagem. Para a secretária de Educação Cleidis Regina Modesto, os seminários enriquecem a experiência pedagógica dos professores e ajudam a renovar suas perspectivas de ensino. “As palestras, debates e oficinas fazem circular entre os professore e no dia-a-dia da comunidade escolar do município as metodologias de ensino mais eficazes, que conseguem levar e fixar conhecimento para todos os perfis de alunos”, avalia.