Mais de um terço da população de Pouso Alegre passou por algum tratamento dentário na rede municipal de saúde em 2013. É o que mostra o balanço feito pelo Departamento Municipal de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde. Até outubro deste ano, foram realizados 47,8 mil procedimentos. Preenchem a lista restaurações, tratamentos de periodontia, atendimentos de urgência, dentre outros.

Nos primeiros 10 meses do ano, o número de atendimentos registra um crescimento de 13,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitos 42 mil procedimentos. O movimento ascendente dos serviços de saúde bucal é parte da estratégia da Secretaria de Saúde para ampliar e tornar mais efetiva a Atenção Primária. “Ao lado da expansão das equipes de Estratégia de Saúde da Família e das farmácias comunitárias, o programa de Saúde Bucal está no foco dos trabalhos da Secretaria. Queremos que toda a cadeia de serviços que envolve o primeiro atendimento em saúde tenha capilaridade suficiente para ser acessível e qualidade o bastante para ser eficiente”, atesta o secretário de Saúde Dr. Luis Augusto Cardoso.

saude-bucal-2

Fundamental para orientar bons hábitos de higiene bucal, os trabalhos educativos e deconscientização desempenhados pelo departamento nas escolas da rede pública também apresentam números superlativos. Realizadas em grupos, com orientações sobre a correta escovação dos dentes e aplicação de fluor, o trabalho já soma este ano 50,6 mil procedimentos realizados com os estudantes do município.

Os trabalhos de conscientização e orientação sobre os cuidados com os dentes são feitos com o objetivo de atingir o maior número de pessoas. Apesar de se concentrarem nas escolas, não se limitam a elas. “É um trabalho que vem sendo realizado constantemente, principalmente para levar à população o conhecimento de que nas unidades básicas de Saúde existem pontos odontológicos e de fácil acesso”, ressalta Ana Stella Swertz, coordenadora do Departamento de Saúde Bucal. O município conta com 18 pontos odontológicos em unidades de saúde espalhadas por todas as regiões da cidade.