PousoAlegrenet

Menu

Mais de um terço dos pousoalegrenses foram atendidos pelo Departamento Municipal de Saúde Bucal

Até outubro deste ano, foram realizados 47,8 mil procedimentos dentários. Numero de atendimentos cresceu 13,8% em relação a 2012.

Mais de um terço da população de Pouso Alegre passou por algum tratamento dentário na rede municipal de saúde em 2013. É o que mostra o balanço feito pelo Departamento Municipal de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde. Até outubro deste ano, foram realizados 47,8 mil procedimentos. Preenchem a lista restaurações, tratamentos de periodontia, atendimentos de urgência, dentre outros.

Nos primeiros 10 meses do ano, o número de atendimentos registra um crescimento de 13,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitos 42 mil procedimentos. O movimento ascendente dos serviços de saúde bucal é parte da estratégia da Secretaria de Saúde para ampliar e tornar mais efetiva a Atenção Primária. “Ao lado da expansão das equipes de Estratégia de Saúde da Família e das farmácias comunitárias, o programa de Saúde Bucal está no foco dos trabalhos da Secretaria. Queremos que toda a cadeia de serviços que envolve o primeiro atendimento em saúde tenha capilaridade suficiente para ser acessível e qualidade o bastante para ser eficiente”, atesta o secretário de Saúde Dr. Luis Augusto Cardoso.

saude-bucal-2

Fundamental para orientar bons hábitos de higiene bucal, os trabalhos educativos e deconscientização desempenhados pelo departamento nas escolas da rede pública também apresentam números superlativos. Realizadas em grupos, com orientações sobre a correta escovação dos dentes e aplicação de fluor, o trabalho já soma este ano 50,6 mil procedimentos realizados com os estudantes do município.

Os trabalhos de conscientização e orientação sobre os cuidados com os dentes são feitos com o objetivo de atingir o maior número de pessoas. Apesar de se concentrarem nas escolas, não se limitam a elas. “É um trabalho que vem sendo realizado constantemente, principalmente para levar à população o conhecimento de que nas unidades básicas de Saúde existem pontos odontológicos e de fácil acesso”, ressalta Ana Stella Swertz, coordenadora do Departamento de Saúde Bucal. O município conta com 18 pontos odontológicos em unidades de saúde espalhadas por todas as regiões da cidade.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.