Nos dois dias “D” do Outubro Rosa em Pouso Alegre, mais de 250 mulheres com mais de 40 anos que residem na cidade conseguiram, em poucos minutos receber uma requisição de mamografia, obter a autorização para a realização do exame pelo SUS e agendar o dia e o horário para fazerem a mamografia.

Entre as mulheres que agendaram o exame durante o Outubro Rosa em Pouso Alegre, também havia quem estivesse adiando o exame por causa do receio de ter um desconforto durante a mamografia ou por medo do resultado do exame, contudo, com a divulgação da campanha de prevenção e a prestação de informações, muitas compreenderam que se prevenir é a melhor alternativa.

Houve ainda mulheres que participaram das atividades da campanha apenas para se informarem melhor sobre a prevenção do câncer de mama, pois já realizaram a mamografia neste ano, seja pelo SUS ou por meio de convênio médico.

No encerramento do Outubro Rosa em Pouso Alegre, realizado nesta quinta-feira, 31, houve a inauguração da nova recepção da Oncologia do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, unidade de Saúde que atende mais de um milhão de moradores sul mineiros anualmente em diferentes setores. Além do agendamento de mamografias pelo SUS, medições de pressão arterial e de glicemia foram realizadas várias atrações, que atraíram centenas de pessoas.

DSC00428

O evento teve início com apresentação da Banda da Polícia Militar. Em seguida, Sr. Rafael Simões, Presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, entidade mantenedora do Hospital, fez um pronunciamento e foi realizada uma missa, na qual esteve presente o Superintendente Gilberto Carvalho Teixeira e demais técnicos da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. Ao final da celebração, as mulheres presentes receberam rosas. A programação contou ainda com apresentação do grupo teatral Gumpi, que tratou do tema câncer de mama com muito humor para conscientizar o público presente, e da dupla sertaneja Paulo Sérgio e Juliano, que animou até mesmo quem estava trabalhando ou em tratamento no setor de Oncologia do Hospital.

O evento também teve a distribuição de algodão doce, a comercialização de brigadeiros, cupcakes e minibolos da Docerrê, cuja renda foi revertida para a Casa de São Rafael, entidade que apoia pacientes com câncer. Quem passou pela nova recepção do Hospital também pôde declarar seu apoio ao Outubro Rosa, fazendo fotos em um equipamento personalizado para a campanha. O evento terminou com uma palestra ministrada pela médica mastologista à profissionais de saúde e mulheres que participaram do Dia “D”, para informar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Com informações: Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre