Candidatos inscritos no Vestibular 2014/ 1º semestre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) já podem retirar o Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI). O documento, que informa o local de prova para os concorrentes, está disponível no endereço ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde deverá ser informado o CPF e a data de nascimento. Na sequência, o usuário deve clicar no botão “CDI” para que o arquivo seja gerado pelo sistema e impresso para ser apresentado no dia da prova.

Concorrência

Também nesta quinta-feira, 21 de novembro, a Comissão Permanente de Seleção (Copese) divulgou a relação candidato por vaga para o Vestibular. No total, foram confirmadas 7.135 inscrições. O curso mais procurado foi o de Engenharia Civil, oferecido pela primeira vez no Câmpus Pouso Alegre. A concorrência é de 22,89 candidatos/vaga. Já a procura por Engenharia Agronômica, do Câmpus Muzambinho, foi a segunda maior (20,33), seguida pelo do curso de Educação Física Bacharelado Noturno (17,33).

Entre os cursos técnicos, a concorrência mais acirrada ficou com o Técnico em Informática Integrado do Câmpus Poços de Caldas, 6,7 candidatos por vaga. As mesmas capacitações, oferecidas em Muzambinho e em Pouso Alegre, foram, respectivamente, a segunda (4,67) e a terceira (4,6) mais procuradas entre as formações técnicas.

O quadro completo referente a todos os cursos pode ser visualizado na página ifsuldeminas.edu.br. Neste processo seletivo, são 2.309 vagas dividas para cerca de 60 cursos. Do total de oportunidades, 50% estão reservadas para a política de cotas.

Datas

As provas do Vestibular serão aplicadas no dia 1º de dezembro, de 8h às 12h. Conforme as instruções do edital, os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência ao local de prova. O uso de celular e outros aparelhos eletrônicos dentro das salas é proibido. Para os cursos modalidade PROEJA, não há aplicação de testes e a seleção é feito por sorteio público de vagas.

SiSU

Além das vagas oferecidas pelo Vestibular, o IFSULDEMINAS utiliza o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para o ingresso de novos alunos. Para o primeiro semestre de 2014, 70% das vagas dos cursos superiores serão preenchidas por esse sistema. Só poderão concorrer a uma das 397 oportunidades os candidatos que tiverem realizado o Enem 2013.