Fazer compras, passear pelo Centro ou se locomover pelas principais avenidas de Pouso Alegre se transformou em uma viagem de luz e encantamento. É o Natal 2013 organizado pela Prefeitura. A iluminação e os enfeites que decoram a cidade fazem parte do Natal “Estrelas da Paz”. O tema deste ano faz alusão à possibilidade de cada pouso-alegrense ser uma estrela em um município cujas oportunidades chegam para todos. O investimento é de R$ 107,5 mil.

Decoracao-de-Natal (4)

A decoração natalina se estende por seis rotatórias das regiões mais movimentadas da cidade, na Avenida Tuany Toledo, Avenida Perimetral e Cel. Alfredo Custódio de Paula. Chega ainda à Praça Senador José Bento, ao Theatro Municipal, prédio do ‘Antigo Fórum’, Mercado Municipal, Santuário e prefeitura. “Este ano, a decoração está mais lúdica. Tentamos trazer a alegria dos personagens natalinos personificados por bonecos, como no caso do Papai Noel, Mamãe Noel e soldados de chumbos, e a magia de ícones como as estrelas, as bengalas e caixas de correio. Tudo isso com muita iluminação”, enumera o secretário de Cultura e Turismo, José Clévio de Paula.

O prefeito Agnaldo Perugini lembra que o fim de ano é um momento em que as pessoas dão uma pausa na rotina para celebrar conquistas e projetar novos feitos. Para ele, caprichar na decoração é também uma forma de inspirar os pouso-alegrenses. “É claro que quando decoramos a cidade queremos atrair turistas da região, queremos ajudar o comércio a vender mais e aquecer a economia de Pouso Alegre. Mas também trabalhamos para criar um ambiente de aconchego e encanto para inspirar as pessoas a reproduzir os ensinamentos de Cristo, a terem esperança e perseverar por novas conquistas”, considera.

Decoracao-de-Natal (8)

O centro das atenções

Praça que sedia a Catedral Metropolitana, a Senador José Bento abriga um jardim inteiro de decoração natalina. São 150 estrelas de led vermelha ornamentando duas grandes árvores também de led. Uma com 4,4 metros de altura, outra com 6,6 metros. Dezenas de papais noéis gigantes, uma Mamãe Noel, bengalas com estrelas e caixas de correio enfeitadas concluem a paisagem mais lúdica do natal pouso-alegrense.

Decoracao-de-Natal (9)

As rotatórias do São Geraldo, Medicina, Center Box, Univás e Novo Fórum ganharam árvores de festão verdes iluminadas por lâmpadas de led brancas. Um boneco do Papai Noel em tamanho real também enfeita esses trechos. O Theatro Municipal foi decorado com um arabesco de led de seis metros de largura, um boneco do Papai Noel e laços vermelhos gigantes para dar as boas vindas na sua porta de entrada.

No prédio do Antigo Fórum, o clima natalino é garantido por sete guirlandas decorativas iluminadas por led, dois arabescos, no mesmo formato daquele empregado no Theatro. No Mercado Municipal, dezenas de estrelas de metal e soldados de chumbo. Já no Santuário, duas travessas de arabesco iluminados por led nas cores brancas e azul.