Flamma irá aumentar linhas de produção. Foto: Divulgação Flamma
Flamma irá aumentar linhas de produção. Foto: Divulgação Flamma

A Flamma Automotiva, antiga Usiminas Automotiva, quer aproveitar o bom momento da venda de caminhões no país. Após o setor de venda de caminhões crescer 11% em 2013, as perspectivas de crescimento são positivas em 2014.

Com expertise em cabines completas pintadas, a Flamma foi comprada por R$ 210 milhões pelo grupo Aethra, e herdou da Usiminas Automotiva uma carteira de clientes que abrange praticamente todo o mercado nacional.

O crescimento das vendas fica evidente na expansão da planta da empresa em Pouso Alegre. Para atender um contrato com a holandesa DAF, duas novas linhas de montagem de cabines de caminhões serão instaladas.

Segundo o diretor do Centro de Estudos Automotivos, Luiz Carlos Mello, a demanda vai crescer por existe uma dependência de caminhões por exportadores de vários setores. Ainda segundo ele, a nacionalização de peças, que assegura financiamentos do BNDES, pode aquecer os negócios dos fornecedores.

Outro fator que pode impulsionar ainda mais o crescimento do setor seria a aprovação do Plano Nacional de Renovação da Frota de Caminhões, em análise pelo governo Federal. O plano teria intenção de retirar de circulação 30 mil veículos por ano, nos próximos 10 anos. Caso seja aprovado, o plano de potencial de aumentar em 20% as vendas de caminhões.