A partir desta quarta-feira o 20º Batalhão de Polícia Militar tem novo comandante. O Ten Cel Silvano Pereira da Silva passou o comando do 20º BPM ao Ten Cel Gilson Gonçalves dos Santos.

A passagem de Comando foi realizada na terça-feira (11) em uma solenidade na sede da Unidade. A solenidade contou com a presença de prefeitos, comandantes da polícia militar, alem de autoridades da polícia civil, do setor judiciário, e do poder legislativo e executivo da cidade.

Depois de um ano à frente do 20º BPM, o Ten Cel Silvano segue para Lavras, onde irá assumir a Chefia de Estado Maior da 6ª Região de Polícia Militar. Na solenidade, o ex-comandante recebeu agradecimentos e homenagens de autoridades.

Fotos: Divulgação 20º BPM
Ten Cel Gilson é o novo comandante do 20º BPM. Fotos: Divulgação 20º BPM

Desafios do novo comandante

O novo comandante da 20º BPM, Ten Cel Gilson, tem 44 anos e esta a 25 anos na Polícia Militar. Bacharel em Direito, o oficial passou por unidades em Teófilo Otoni, Governador Valadares e Belo Horizonte. Até o ano passado, o Ten Cel Gilson chefiava a Seção de Comunicação Organizacional da 18ª RPM, em Poços de Caldas.

Em discurso, o Ten Cel Gilson afirmou seu compromisso em conduzir ações de forma conciliadora:

“Procurarei conduzir as ações de comando de forma conciliadora, alinhada com a integração dos esforços e uma visão de governança em prol do bem público, através de ações e esforços norteados pela filosofia de polícia comunitária, pelo respeito aos direitos humanos, pela harmonização das relações sociais, mediação pacífica de conflitos e resolução local dos problemas.”, afirmou o oficial.

O novo comandante afirmou também em entrevista que o combate a furtos e assaltos é um dos desafios a frente do 20º BPM:

“Agente observa um certo destaque dos crimes de roubo. Isso já vem sendo trabalhado pela unidade e colaboradores do batalhão. Nossa expectativa é conhecer o fenômeno um pouco mais de perto e buscar alternativas e novas estratégias que possam fazer frente a essa situação incomoda.” afirmou o comandante em entrevista a rádio Difusora.

20º BPM

Com 31 anos de existência, o 20º BPM, subordinado a 17ª Região da Polícia Militar, é responsável pelas ações e operações de segurança pública em 27 municípios, e Distritos da micro-região de Pouso Alegre.