Servidores protestaram na frente do fórum. Foto: Daniela Ayres
Servidores protestaram na frente do fórum. Foto: Daniela Ayres

O calor dentro do Fórum de Pouso Alegre foi a gota d’água para que um grupo de servidores protestassem na tarde de ontem (19). Durante cerca de duas horas, os funcionários protestaram em frente ao imóvel, e cobraram melhorias nas condições de trabalho.

Entre as reividicações estão o reajuste de salários, cumprimento de acordos,  aumento do número de funcionários, e a instalação de ar-condicionados.

Foto: Divulgação SERJUSMIG
Foto: Divulgação SERJUSMIG

Segundo representantes do sindicato, apesar de o fórum ter sido construído há apenas três anos, as secretarias de Juízo não foram contempladas com aparelhos de ar-condicionado. Eles alegam que no verão as secretarias do Fórum chegam a ficar com a sensação térmica acima dos 40 graus.

Ao sindicato, o tribunal de Justiça em Belo Horizonte teria dito que o Fórum de Pouso Alegre, não tem instalações elétrica que comporte ar-condicionado, embora as salas dos juízes possuam o equipamento.

De acordo com o sindicato, as salas em que há sistema de refrigeração, aquelas ocupadas pelos magistrados, promotores, OAB e usadas para realização das audiências, ficam posicionados do lado em que o sol bate apenas pela manhã. Já as demais salas que não possuem ar-condicionado, ficam em locais onde a incidência do sol é mais forte.

As secretarias são frequentadas por um grande número de pessoas, inclusive advogados e partes. Para comprovar a necessidade de ar-condicionado nas secretarias, uma perícia deverá ser realizada.