Neste primeiro semestre de 2014, o IFSULDEMINAS vai sediar um evento nacional da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica. Nos dias 12, 13 e 14 de março, a instituição realizará o VII Seminário Brasileiro de Bibliotecas e o III Encontro de Bibliotecários no IFSULDEMINAS. Os eventos darão sequência às ações desenvolvidas nos Fóruns Nacionais de Bibliotecários dos IF’s, cuja última edição ocorreu em Petrolina (PE), em 2011.

As atividades acontecerão na cidade de Pouso Alegre, no Câmpus do Instituto Federal, localizado no bairro Jardim Aeroporto. São esperadas cerca de 200 pessoas vindas de diversas partes do Brasil e das cidades da região. Debates, palestras, apresentação de trabalhos, capacitação e discussão das políticas, desafios e perspectivas da área marcarão os três dias de evento. De acordo com o pró-reitor de Ensino, Marcelo Simão da Rosa, que está à frente da organização, a iniciativa visa à melhoria da qualidade nas instituições, que se propõem a uma profissionalização cada vez mais completa.

Coordenadora Geral de Bibliotecas do IFSULDEMINAS, Maria Aparecida Brito Santos conta que a ideia de trazer o evento para o Sul de Minas partiu de uma vontade da Pró-Reitoria de Ensino de expandir o encontro já realizado pelo Instituto. Além disso, contou também o fato de a Rede Federal ter realizado o último seminário voltado para bibliotecas há mais de dois anos. Esses fatores foram decisivos para que, em 2014, o evento viesse para Pouso Alegre.

A programação se dividirá em dois momentos. O primeiro deles, no dia 12, vai ser aberto aos bibliotecários da Rede Federal e também aos profissionais e estudantes da área. É a data em que ocorrerá o III Encontro de Bibliotecários no IFSULDEMINAS. Para este dia, estão programadas palestras e atividades culturais.

Nos dias 13 e 14, a participação fica restrita aos bibliotecários dos Institutos Federais, Cefet’s e Colégios Técnicos. Os profissionais estarão reunidos para debater temas inerentes às essas instituições, como gestão de bibliotecas e catalogação. Será também a oportunidade do encontro dos grupos de trabalho e eleições dos novos membros da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal (CBBI).

As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site neste link, onde estão disponíveis a programação completa e as normas para apresentação de trabalhos.