Vacinação teve inicio nesta segunda-feira (10)
Vacinação teve inicio nesta segunda-feira (10)

A campanha nacional de vacinação de meninas entre 11 e 13 anos contra o vírus HPV (Papilomavírus Humano) teve início nesta segunda-feira (10). A vacina será ministrada nas escolas públicas e particulares, onde se concentra o público alvo da imunização. As garotas que não quiserem se vacinar na escola, poderão procurar a Unidade de Saúde mais próxima, acompanhadas pelo responsável, para serem vacinadas.

A Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre repassou aos municípios de sua jurisdição a primeira remessa da vacina, além de informativos e informações técnicas referentes à vacina, conservação, manipulação e possíveis reações.

O vírus HPV

O HPV causa infecção na pele ou mucosas. As mais comuns são nas regiões anogenitais como vagina, ânus, vulva e pênis, mas também podem ocorrer em qualquer parte do corpo, basta o vírus ter tido contato com a pele ou mucosa com alguma lesão. Os locais mais frequentes em que isso pode acontecer fora da região genital são na cavidade oral, no qual pertencem o vestíbulo da boca (espaço entre os dentes e a gengiva e os lábios e a bochecha) e a cavidade própria da boca (espaço entre os arcos dentais superiores e inferiores) e no trato aerodigestivo como lábios, língua, nariz, garganta, cordas vocais, e parte do esôfago e traqueia.

Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV e, entre eles, 40 podem infectar o trato genital. O vírus consegue ficar no organismo por muitos anos sem manifestar sinais e sintomas, o que permite que as células se alterem e evoluam para doenças, como verrugas genitais, lesão pré-maligna de câncer e vários tipos de cânceres, como o da vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe e, principalmente, colo do útero.

Quase metade das mulheres que são diagnosticadas com câncer de colo do útero possuem entre 35 e 55 anos de idade e tiveram contato com o HPV na adolescência ou por volta dos 20 anos. A mulher que possui este tipo de câncer tem um crescimento anormal de células do colo do útero, que é a parte inferior do útero que fica em contato com a vagina. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 500 mil mulheres são diagnosticadas todos os anos com a doença em todo o mundo e 270 mil delas vão a óbito.

Fases da Campanha de Vacinação

Devido à importância do tema, o Ministério da Saúde introduziu no calendário vacinal a vacina HPV. A implantação será gradativa e as primeiras a se vacinarem serão garotas nascidas entre 01/01/2001 e 31/12/2003, ou seja, adolescentes que estão na faixa etária de 11 a 13 anos. A vacinação consiste em três fases: a primeira vai ser realizada em março deste ano, a segunda, em setembro, e, a terceira, cinco anos após a primeira dose.