PousoAlegrenet

Menu

Mulheres de destaque em Pouso Alegre são homenageadas

Título “Mulher Cidadã” foi entregue em homenagem aos trabalhos prestados. Cada vereador indicou uma mulher de destaque na cidade.

Alegria, emoção e reconhecimento marcaram a Sessão Especial de entrega do Título “Mulher Cidadã”, que ocorreu na Câmara Municipal de Pouso Alegre nesta quarta-feira, 12. Cada vereador indicou uma mulher de destaque social, cultural ou educacional de Pouso Alegre para receber a homenagem, representando o reconhecimento da sociedade pelo trabalho prestado.

Um vídeo, contando a história de cada agraciada com fotos ilustrativas foi apresentado no início da homenagem, emocionando as agraciadas, que puderam relembrar momentos importantes e marcantes de sua trajetória. Logo em seguida, receberam placas de homenagem, pelas mãos dos vereadores que as indicaram. O vereador Hélio Carlos de Oliveira, que não pede comparecer ao evento gravou um vídeo homenageando sua indicada e enviou sua mãe, segundo ele a mulher mais importante de sua vida, para entregar a placa. As escolhidas deste ano e os respectivos vereadores que as indicaram foram:

– Rosy Pantaleão
– Maria Aparecida de Aquino
– Maria Sirma de Lima
– Mônica Fonseca Franco
– Terezinha Cobra
– Stella Cobra
– Irmã Neusa Madureira
Hélio Carlos de Oliveira – Anete Perrone
José Vianei Bernardino Filho – Rita de Cássia Delfino Augusto
Lilian Narbot Siqueira – Bethy Pinto Cinquetti
Mário Mendes de Pinho – Maria Helena da Silva Sequi
Sales – Lúcia Maria Elizandra Silva Garcia
Ferreira – Reginéa Aparecida Muniz dos Santos
– Edina Aparecida Francisco Perugini
Wilson Lopes – Regina de Fátima Pereira Reis

Ao final, a homenageada Stella Cobra realizou seu pronunciamento em nome de todas as mulheres. Stella relembrou a luta das mulheres em prol da igualdade de gênero pelos tempos ao traçar um paralelo com as homenageadas.

“É com muita honra que venho hoje me pronunciar em nome de todas as mulheres que hoje são homenageadas pelos nobres vereadores dessa Casa. O Titulo oferecido às mulheres que trabalham em prol dos direitos de outras mulheres e vem trazer ainda mais responsabilidade, uma vez que somos mulheres que procuramos fazer a diferença em nosso trabalho, buscando a valorização da mulher em toda área da sociedade. Tive a oportunidade de conhecer o currículo de cada homenageada e pude ver que são mulheres atuantes em diversas áreas, mas todas buscam a defesa do direito da mulher no contexto da sociedade de nossa cidade e região”, ressaltou.

O presidente da Casa de Leis, (PMDB), encerrou a Sessão falando sobre o reconhecimento das mulheres que escrevem, hoje, a história de Pouso Alegre.

“Nós estamos comemorando, pela primeira vez, a homenagem a 15 mulheres cidadãs de Pouso Alegre. Que essa homenagem possa se repita todos os anos nesta Casa. Eu diria que essa homenagem é simbólica porque a mulher não tem dia, porque todo dia é dia da mulher. Parabenizo aqueles que pensaram que cada vereador deveria indicar um nome. No nosso quadro de presidentes eram só homens e hoje temos em nossa Casa a primeira presidente, a vereadora . Isso é um exemplo de que a mulher não é mais submissa e tem as mesmas condições de trabalho e até mais que as nossas”, encerrou.

Título Mulher Cidadã

O título foi entregue em anos anteriores para apenas uma mulher, escolhida por uma comissão especial. No ano passado, a “Mulher Cidadã” escolhida foi Terezinha Maria Fernandes Bender. Este ano, os vereadores (PV) e Nei Borracheiro (PPS) apresentaram um Projeto de Resolução, dando nova redação à resolução, que institui o diploma “Mulher Cidadã”. Com a alteração na Resolução, cada parlamentar indica uma mulher a receber o diploma. A mudança foi necessária devido ao crescimento da cidade nos últimos anos e existência muitas mulheres de destaque. O diploma é uma forma de incentivo para que essas mulheres possam a cada dia sentir seu trabalho reconhecido e o valor da mulher na sociedade.

A vereadora , uma as autoras do Projeto de Resolução, discursou sobre a homenagem.

“Cumprimento especialmente o vereador José Vianei Bernardino, meu colega com quem tive a honra de compartilhar a autoria dessa propositura, homenagem solene às mulheres de nossa cidade. A cada uma das homenageadas nosso carinho, nossa admiração e agradeço por temos a oportunidade de homenagear cada uma por sua história”, exaltou.

Deixe um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.