Exame coloca Pouso Alegre entre as 100 melhores do pais para investir
Exame coloca Pouso Alegre entre as 100 melhores do pais para investir

A chamada de capa da edição número 1064 da revista Exame descreve um seleto grupo de municípios brasileiros. “As cidades que se destacam no mundo são competitivas na economia a agradáveis para os moradores. A boa notícia: um estudo exclusivo mostra que o Brasil já tem uma elite seguindo esse caminho”, analisa a publicação. Sim, Pouso Alegre faz parte desse grupo de elite.

A pedido do periódico da editora Abril, a consultoria paulista Urban System fez um estudo onde estabeleceu 27 indicadores para criar o ranking das melhores cidades do país para os negócios. Nele, Pouso Alegre ocupa a posição de número 85. Mas foi no indicador social, um dos subtemas investigados pela pesquisa, que a cidade obteve seu melhor desempenho. Conforme o estudo, o município é hoje o 7º do Brasil com melhor índice de desenvolvimento social.

Pouso Alegre esta entre as 100 melhores cidades do Brasil para se investir
Pouso Alegre esta entre as 100 melhores cidades do Brasil para se investir

Dentre os quesitos selecionados pela consultoria, destacam-se saúde, educação, transporte, saneamento básico, gestão fiscal e telecomunicações. O bom desempenho de cidades médias como Pouso Alegre chamou a atenção dos pesquisadores. “São cidades ainda com grande potencial de crescimento, ao contrário das economias já maduras”, avaliou à reportagem Thomaz Asumpção, presidente da Urban Systems. Além de Pouso Alegre, apenas sete cidades mineiras entraram para o pelotão de elite listado pelo estudo.

Foto: Fernando Campanela
Foto: Fernando Campanela

Esta não é a primeira vez que Pouso Alegre entra para uma seleção de cidades com potencial de desenvolvimento econômico. Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, em 2013, listou o município entre as 48 cidades cuja expansão econômica e de geração de empregos que chegam ao dobro do registrado no restante do país. Segundo o instituto, num intervalo de seis anos, de 2004 a 2010, a elite econômica integrada por Pouso Alegre registrou um crescimento econômico médio de 153% de seu Produto Interno Bruto (PIB), indicador utilizado para medir a soma de todas as riquezas produzidas em uma determinada localidade.

O prefeito Agnaldo Perugini comentou o estudo na manhã desta terça-feira (29). Segundo ele, os indicadores confirmam que a cidade segue na direção correta do ponto de vista econômico e social.

“Nem um outro indicador poderia traduzir melhor nossas aspirações. Pelo estudo, vamos muito bem na economia e melhor ainda no desenvolvimento social. São esses nossos objetivos centrais quando nos propomos administrar uma cidade”, ressalta.

Fonte: Prefeitura de Pouso Alegre