Foto: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre
Foto: Divulgação Prefeitura de Pouso Alegre

A partir do dia 30 de abril, a ‘Quarta no Parque’ volta a contar com a exposição de grupos de artesanatos de Pouso Alegre. Com a diferença que, dessa vez, os artesão estão organizados. Até pouco tempo, cada grupo mostrava o seu trabalho apenas com o objetivo de vender seus produtos. A perspectiva, no entanto, está mudada. Uma nova forma de fazer negócio, que valoriza o associativismo, a cooperação e o meio ambiente, surgiu com o apoio do projeto “Fortalecendo a Economia Solidária”. A iniciativa é da Secretaria de Governo da Prefeitura de Pouso Alegre.

O projeto está ajudando grupos de artesãos, agricultores, catadores de materiais recicláveis, produtores de orgânicos, produtores artística e empreendedores individuais.

Como informa Angelita Cruz, diretora de Mobilização social, o projeto prega valores como solidariedade na vivência, vender um preço justo, incentivar o cooperativismo e o associativismo e ainda a preservação dos recursos naturais. Posturas que, além de promover o bem-comum, traz ganhos de qualidade e faturamento.

Nelson Pereira Rosa, diretor de Economia Solidária, afirma que vão acontecer reuniões mensais para tratar do empreendedorismo. Nelas, a meta é socializar as pessoas para criar um clima propício para a troca de ideias. Por meio de dinâmicas, os coordenadores do projeto vão tentar incentivar o trabalho em grupo, fomentar o trabalho e renda, capacitar os empreendedores solidários e promover a publicidade da Economia Solidária.

Com informações: Prefeitura de Pouso Alegre