Carlos Mosconi

Indicação: Lilian Narbot Siqueira

14049965402_824eb00b26_z

Nascido em Andradas, Carlos Eduardo Venturelli Mosconi é casado com Maria Lucia Mosconi e reside atualmente no Município de Poços de Caldas.
Formado em Medicina pela Universidade de Brasília, Concluiu residência médica em nefrologia e urologia, na Universidade de São Paulo. Trabalhou como professor nas Faculdades de Medicina de Itajubá e de Alfenas e Foi diretor da Faculdade de Medicina – Unifenas-BH.

Iniciou a carreira política em 1982, como deputado federal eleito por Minas Gerais. Elegeu-se deputado por quatro mandatos. Foi parlamentar Constituinte em 1988 e relator da Comissão de Saúde, onde teve papel de destaque para a criação do SUS.

Como deputado federal eleito foi autor e relator de projetos importantes para a Saúde, como a Lei dos Transplantes; Lei da Saúde Mental; e Lei da Vigilância Sanitária. Mosconi também é o autor, em sua forma original, da Emenda Constitucional 29, que define maiores recursos financeiros para a saúde pública brasileira.

Em outubro de 2006, Carlos Mosconi elegeu-se para a Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Em 2010, elegeu-se pela segunda vez deputado estadual.

Carlos Mosconi também se tornou um grande defensor do produtor mineiro. Na Assembléia defende o desenvolvimento de políticas públicas para o desenvolvimento do café, do vinho, do queijo Minas artesanal, entre outros produtos de tradição em nosso Estado.

Mesmo residindo em Poços de Caldas Dr. Carlos Mosconi tem uma forte ligação com a cidade de Pouso Alegre, pois passou sua infância e juventude aqui, onde seu pai, Dr. Alcides Mosconi, exercia medicina. Portanto, mantém aqui muitas amizades e pode ser considerado um quase conterrâneo, pois com sua entrada na política pôde prestar relevantes serviços à Pouso Alegre.