Neimar Gonçalves Costa

Indicação: Maurício Tutty

14049961382_02316cc68f_z

Nascido no bairro dos Afonsos, em Pouso Alegre, Neimar Gonçalves Costa é filho de Maria Neuza Gonçalves Costa e Ademar Souza Costa. Dedicou a vida ao trabalho na área rural com os pais e com a esposa Aretha Carvalho Ferreira. Os avós Geraldo Ribeiro Costa e Amélia Maria da Costa foram os doadores dos terrenos da escola Santo Afonso, do Posto de Saúde Santo Afonso e do terreno pertencente hoje à Associação Desenvolvimento Rural Afonsos, onde é realizada a tradicional Festa do Biscoito.

Aos 19 anos começou o interesse por comunicação. Foi então que Neimar montou um transmissor com um microfone sem fio FM, que, à época, pegava no sitio e em algumas casas vizinhas. A ideia deu tão certo que, além do entretenimento com os programas que passou a apresentar, ele contribuiu com a comunicação entre as pessoas no bairro, já que o sinal das redes de telefonia era muito deficiente.

Além da criação do canal, ele se engajou em angariar livros para montar uma biblioteca para o bairro e foi autorizado pela prefeitura a utilizar o prédio da antiga escola, que estava desativada e montou a biblioteca do bairro.

Em 2005, em parceria com uma provedora de rádio de Congonhal, instalou um ponto na torre da rádio e adquiriu um computador com acesso à internet para os jovens e, mais tarde, com o apoio de seus amigos conseguiram com os Correios a doação de mais quatro computadores.

Se engajou na construção de uma sala de artes plásticas, promoção de curso de violão, dança, reuniões, palestras e adquiriu um data show criar o CINE RURAL MAZAROPI – CINEMA NA ROÇA. Em 2009, a comunidade foi contemplada com o projeto PONTO DE LEITURA MACHADO DE ASSIS, ganhando uma biblioteca completa, computador moderno, o que impulsionou ainda mais os trabalhos.
Neimar também auxilia na Festa de Folia de Reis, Festa Santo Afonso, Festa do Biscoito e Festa dos Carreiros, além de contribuir também em outras comunidades com sonorização e divulgações pela rádio. É presidente da Associação do Desenvolvimento Rural do Bairro dos Afonsos.