Paulo Henrique Pereira Alves

Indicação: Rafael Huhn

14053158745_9d65cd4ce7_z

Nascido em Alfenas, Paulo Henrique Pereira Alves é filho de Paulo de Oliveira Alves e Maria do Carmo Pereira Alves. É pai de Juliana e Pedro Henrique e é casado com Maria Virgília Pascoal Rosa. Em toda sua vida foi aluno de escolas públicas: iniciou seus estudos na Escola Estadual Professor Levindo Lambert e concluiu o ensino médio na Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira em 1984, na cidade de Alfenas.

Seguiu a mesma carreira de seu pai formando-se Dentista pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (atual Universidade Federal de Alfenas). Em 1991 adotou Pouso Alegre como sua nova terra e abriu seu consultório odontológico. Como católico, foi membro das Pastorais Universitárias de Alfenas e de Pouso Alegre e participou do movimento de casais “Equipes de Nossa Senhora”.
Intensificou sua atividade política no Partido dos Trabalhadores, tendo exercido as funções de: Secretário de Formação Política, Vice Presidente e Presidente do PT de Pouso Alegre. Participou ativamente, desde 1986, de todas as campanhas eleitorais petistas, por acreditar firmemente que através da política é possível construir uma sociedade melhor e mais justa.

Em 2000, concorreu pela primeira vez a uma vaga no Legislativo de Pouso Alegre, conquistando a suplência do seu partido e no ano seguinte, assumiu as funções de diretor da Secretaria Municipal de Saúde e de conselheiro do Conselho Municipal de Saúde. Foi aluno do Curso de Capacitação para a Elaboração do Plano Diretor – Estatuto das Cidades – na Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí – FAI, no ano de 2003.

Em 2004 promoveu o 1º Curso de Formação Política da região de Pouso Alegre, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, a Arquidiocese de Pouso Alegre e a ONG Sapucaí. Ainda em 2004 foi eleito vereador, com 967 votos e reeleito em 2008 com 1017 votos. Em 2009, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, se tornando o primeiro petista da história a assumir a direção do legislativo municipal.
Como vereador, Paulo Henrique participou ativamente da elaboração do Plano Diretor de Pouso Alegre, foi líder de bancada do PT na câmara, promoveu o fórum de debate sobre o Desarmamento, integrou comissões especiais de investigação, presidiu a Comissão Permanente de Administração Pública, coordenou audiências públicas e elaborou projetos de lei com alcance social. Coordenou ainda a 1ª Conferência Municipal da Juventude e a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Atualmente exerce as funções de presidente da Comissão Permanente de Licitações e de diretor no Instituto de Previdência Municipal de Pouso Alegre – IPREM.