Ivan José Felipe da Silva

Indicação: Dulcinéia Costa

14049976162_ba08d1f5d4_z

Nascido em Belo Horizonte, Ivan José Felipe da Silva, mudou-se para Pouso Alegre, com sua família em 1980, quando ainda tinha 10 anos de idade. Aqui cresceu, estudou e casou-se com Marailce Borges da Silva, com quem tem dois filhos: Cauê Felipe e Julia Emanuele. Graduou-se em Educação Física em 2004, pela Universidade do Vale do Sapucaí. Coordenou o ‘Bom dos pés a cabeça’, projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura, que ministra aulas de Jazz, Balé, Dança de Salão e Hip Hop para jovens, com aulas práticas e didáticas, desde 2008.

Neste ano, o Projeto de dança está completando 18 anos. Seu objetivo inicial era reunir um grupo de amigos no quintal da sua casa para ensiná-los a dançar country e rock dos anos 60, simplesmente com intuito de lazer e descontração. Em 1997, o projeto que iniciou como uma brincadeira começou a dar frutos. Ivan descobriu que a dança podia ser muito mais que uma brincadeira de amigos, mas uma forma de renda, ao ser convidado pela Criartes Escola de Artes a ministrar aulas de dança de salão. Na mesma época, foi convidado pela então diretora do Caic Árvore Grande, Cleidis Regina Chaves Modesto, para montar um projeto para ministrar aulas de dança aos alunos da escola.

Ivan e sua esposa desenvolvem projetos que proporcionam aos jovens as mesmas oportunidades que outros lhe deram anos atrás. A partir de 2003 as aulas começaram a ser ministradas em 10 escolas municipais. Em 2005 os professores sentiram necessidade de ter um local próprio para desenvolver seus projetos, abriram então o Espaço de Dança Ivan Felipe, uma das melhores escolas de dança da cidade de Pouso Alegre e região.

Palestrou sobre os temas ‘Dança como Terapia Comportamental Expositiva’, ‘Respeito através da Dança’ e ‘Visão da Sociedade: Dança Cultural X Dança Marginalizada’, no Programa de Educação Afetivo-Sexual, em maio e junho de 2006. Foi professor e coordenador também do Jovem Aprendiz/Profissional do futuro, projeto voluntário do Espaço de Dança Ivan Felipe, desenvolvido para alunos carentes, com aulas práticas, didáticas e teóricas de como ministrar aulas de dança para crianças, adolescentes, adultos e idosos, de 2005 a 2013.