Segundo dados do IBGE, a população de Pouso Alegre cresceu 31,3% nos últimos 13 anos. O maior crescimento da região entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. O rápido aumento populacional da cidade tem chamado à atenção. A liderança regional de Pouso Alegre já é alvo de um projeto de lei na Assembleia Legislativa que a tornaria Região Metropolitana no Sul de Minas.

Com a taxa de fecundidade baixíssima em todo país, o rápido aumento populacional da cidade tem origem na migração. São jovens que vem principalmente de cidades vizinhas, mas também de outros lugares do país, em busca de oportunidades em Pouso Alegre.

pouso4

A oferta de emprego explica a vinda de tantos migrantes. Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2013, Pouso Alegre criou mais novos empregos por habitantes do que Belo Horizonte e São Paulo. A afirmação vem de um cruzamento de dados feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional , usando os dados do CAGED, Ministério do Trabalho, e a projeção populacional do IBGE, entre janeiro de 2009 e dezembro de 2013. O cruzamento aponta um coeficiente de emprego de 1 para 12 em Pouso Alegre. Ou seja, Pouso Alegre criou 1 novo emprego para cada 12 habitantes. O coeficiente é 2,5 vezes maior do que a média nacional. Confrontado com as outras cidades-polo da região, Varginha e Poços de Caldas, Pouso Alegre criou duas vezes mais empregos por habitante. A cidade também teve coeficiente superior a Belo Horizonte e São Paulo. Belo Horizonte criou 1 novo emprego para cada 14 e São Paulo criou 1 para cada 16 habitantes.

Mas para o chefe da Pasta, Márcio Faria, não é só Pouso Alegre que é procurada. Segundo ele, os investidores que chegam à cidade também procuram mão de obra na região. A avaliação é compartilhada pelo prefeito Agnaldo Perugini, que vê no movimento mais um indicador da necessidade de a estratégia de desenvolvimento do município estar voltada para o âmbito regional.

“É por esse motivo que lideramos recentemente uma missão diplomática à China com prefeitos da região para captar investimentos. Somos mais fortes juntos”, ressalta ao narrar a visita ao país asiático, que pretende desembarcar dezenas de empresas satélites para atuar na cadeia de produção da fabricante de máquinas XCMG, recém-instalada em Pouso Alegre.

Com informações: Ascom Prefeitura de Pouso Alegre