Na próxima quarta-feira (23), o setor de Acuidade Visual, da Secretaria Municipal de Saúde, vai devolver a visão a mais 140 pessoas. A ação será resultado do 8º Mutirão de Catarata. Os procedimentos cirúrgicos começam a das 6 horas da manhã. Os pacientes atendidos são, na maioria, idosos entre 60 e 90 anos, muitos deles com diabetes.

Como explica a coordenadora de Acuidade Visual, Andreia Cardoso Correia, para a cirurgia de aproximadamente 7 minutos, o paciente deve passar por uma anestesia local. O procedimento é considerado simples. O período de recuperação é de cerca de 14 dias.

Este será o segundo mutirão do ano.
Este será o segundo mutirão do ano.

Em sua oitava edição, o mutirão conta com dois médicos e 10 enfermeiros. Os profissionais são contratados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Alto Rio Pardo (CISMARPA). Eles recebe o auxílio de servidores da rede municipal de Saúde, que cuidam dos documentos necessários para o processo cirúrgico.

Para a realização da cirurgia, os pacientes recebem um café da manhã, passam por uma aferição de pressão e teste de glicemia. Para participar dos mutirões, o morador deve antes passar por uma consulta com um oftalmologista. O agendamento pode ser feito no Departamento de Marcação de Consultas, no Complexo Administrativo da Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3449-4199 ou 3449-4081.