Biblioteca Municipal foi transferida para o prédio que abrigou o Fórum
Biblioteca Municipal foi transferida para o prédio que abrigou o Fórum

A Biblioteca Pública Municipal de Pouso Alegre Prisciliana Duarte de Almeida passa pelo maior inventário de sua história. O trabalho tem a missão de recuperar e catalogar o acervo de livros estimado em 50 mil unidades. Desde sua inauguração, em 1978, a biblioteca ainda não havia passado por um processo tão detalhado de identificação, contagem e avaliação de seus livros. A expectativa é que o inventário fique pronto em junho, quando a biblioteca volta a receber o público em seu novo endereço, o prédio que abrigava o Fórum.

O processo de inventário é cuidadoso. Os livros são retirados das prateleiras, têm seus números de registro e títulos anotados. Todas as informações são digitadas em uma planilha e organizadas em ordem numérica, de acordo com o número de organização que cada livro recebeu. Um outro levantamento é feito acerca dos livros que estão emprestados ou em atraso para devolução. Por fim, é feito um cadastro daqueles que precisarão ser recuperados. Eles então seguem para a restauração.

“É um trabalho cuidadoso, minucioso. A mudança para o novo endereço e a interrupção temporária do atendimento ao público nos permitiu abraçar essa tarefa que é fundamental para conhecermos com mais precisão e detalhes a nossa Biblioteca Municipal, abrigo de uma parte importante da nossa história e cultura”, explica o secretário de Cultura e Turismo José Clévio de Paula.

O inventário vai gerar uma lista de cobranças para usuários que emprestaram livros e não devolveram. A notificação será enviada ao endereço do morador. A expectativa da Secretaria de Cultura é reaver parte desses exemplares. “São medidas que já adotamos no dia-a-dia, mas que puderam ganhar atenção especial com a parada provocada pela mudança para a nova sede”, conclui o secretário.

O acervo da Biblioteca Municipal é vasto. Eclético, oferece leitura para todos os gostos. Desde bibliografias de autores pouso-alegrenses e literatura brasileira até literatura espírita, autoajuda, infantis, infanto-juvenis, livros de referência e enciclopédias. Em funcionamento, a biblioteca chega a atender cerca de 4 mil pessoas por mês.

Com informações: Prefeitura de Pouso Alegre