Agência Minas – A secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e o Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Coronel Santana, assinaram hoje o Termo de Compromisso para a criação de uma unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Pouso Alegre, no Sul de Minas. A cerimônia de assinatura ocorreu na Cidade Administrativa de Minas Gerais. A iniciativa amplia a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e a Polícia Militar que, em fevereiro deste ano, formalizaram o compromisso da criação de uma unidade em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Secretária Ana Lúcia Gazzola e o Comandante Geral da PMMG, Coronel Santana, durante assinatura de Termo de Compromisso para a criação de unidade do Colégio Tiradentes, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Crédito: Hudson Menezes ACS/SEE
Secretária Ana Lúcia Gazzola e o Comandante Geral da PMMG, Coronel Santana, durante assinatura de Termo de Compromisso para a criação de unidade do Colégio Tiradentes, em Pouso Alegre, no Sul de Minas. Crédito: Hudson Menezes ACS/SEE

De acordo com a secretária de Educação essa parceria é importante para a ampliação da oferta pública de qualidade na Educação Básica de Minas Gerais. “A rede dos Colégios Tiradentes é extremamente importante dentro da oferta de educação básica de Minas Gerais. São escolas de altíssimo nível em termo de desempenho dos alunos e de formação completa, que tem tido uma demanda crescente e que atende, prioritariamente, aos filhos dos policiais militares, mas nunca deixa nenhuma vaga ociosa abrindo também para a sociedade civil, quando existe possibilidade”, destaca.

A nova unidade do Colégio Tiradentes funcionará em regime de co-habitação, na Escola Estadual Presidente Arthur da Costa e Silva. A previsão é que as aulas na unidade tenham início no ano letivo de 2015. “Essa parceria é muito profícua, porque nós entendemos que a Secretaria de Estado de Educação tem promovido uma educação de qualidade em Minas Gerais. Os índices são extremamente elevados, uma referência de Estado com uma política exitosa e bem sucedida”, avaliou o Comandante Geral da PMMG.

A Polícia Militar de Minas Gerais também é parceira da Secretaria de Estado de Educação em ações que vão além do pedagógico, como em iniciativas voltadas à mediação de conflitos e promoção da cultura da paz nas escolas estaduais.

Colégios Tiradentes

A Polícia Militar de Minas Gerais já possui 20 unidades do Colégio Tiradentes que estão localizadas nos municípios de Belo Horizonte, Barbacena, Betim, Bom Despacho, Contagem, Diamantina, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Montes Claros, Passos, Patos de Minas, Teófilo Otoni, Uberaba e Vespasiano. Somadas todas as unidades, o Colégio Tiradentes atende a cerca de 20 mil alunos que são filhos e dependentes legais de militares.

Essas escolas são coordenadas e administradas pela PMMG, mas seguem as orientações e diretrizes da SEE aplicadas às outras escolas da rede estadual. O acompanhamento permanente de inspetoras escolares das Superintendências Regionais de Ensino e o cumprimento da matriz curricular estão entre as orientações de trabalho.

Os Colégios Tiradentes também participam de ações coordenadas pela SEE como o Programa de Intervenção pedagógica (PIP), voltado ao Ensino Fundamental, e o Programa Reinventando o Ensino Médio, voltado aos três últimos anos da Educação Básica.

Fonte: Agência Minas