Fábrica de Pouso Alegre contrata bolivianos por falta de mão de obra (Foto: Reprodução EPTV)
Fábrica de Pouso Alegre contrata bolivianos por falta de mão de obra (Foto: Reprodução EPTV)

Empresas sediadas em Pouso Alegre têm apelado para a mão de obra de estrangeiros para preencher suas vagas. É o caso de uma fábrica de garrafas, galões e caixas térmicas na cidade, que para driblar a falta de mão de obra, contratou um grupo de 10 boliviano que trabalhavam sem carteira registrada em confecções de roupas em São Paulo. A história foi contada por uma rede de TV Regional esta semana.

Segundo o Gerente de Recursos Humanos da fábrica, os bolivianos são muito compromissados, e a rotatividade de mão de obra na cidade atrapalha a empresa.

“Eles são muito compromissados com as atividades e acima de tudo respeitam os colegas. Nós estamos com uma rotatividade muito grande em Pouso Alegre. As empresas estão aí, há vagas em aberto e a gente vê o pessoal com uma facilidade muito grande de pular de emprego, o que tem prejudicado as empresas”, diz Van Der Laam Oliveira, Gerente de Recursos Humanos.

Alguns dos bolivianos contratados haviam chegado recentemente ao país.

“Aqui está melhor porque a gente trabalha as horas certas”, disse o auxiliar de produção Selvin Moreno.

Segundo a prefeitura, nos últimos cinco anos mais de 11 MIL novas vagas de emprego foram abertas. Na empresa onde os bolivianos estão trabalhando, ainda há 18 vagas abertas que podem ser preenchidas tanto por estrangeiros como por candidatos do Sul de Minas.

Informações: EPTV Sul de Minas