O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) realizará de 19 a 22 de maio de 2014, o Mutirão de cirurgias em Lesões da Pele. A ação tem como principal intuito proporcionar atendimento ao maior número possível de pacientes, retirando muitos das filas de esperas.

Responsável pelo Mutirão de Lesões da Pele do Hospital Samuel Libânio, o cirurgião plástico Joel Veiga Filho conta que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica tem estimulado a realização de mutirões antes de eventos científicos. “Como vamos realizar em Pouso Alegre o VIII Congresso Sul Mineiro de Cirurgia Plástica nos dias 23 e 24 de maio, vamos realizar o mutirão”.

O Mutirão de Lesões da Pele tem total apoio do Hospital Samuel Libânio e o objetivo é atender durante os quatro dias de atividades cerca de 120 pacientes. “Os pacientes com lesões maiores, ou mais complexas, serão atendidos no centro cirúrgico. Aqueles com lesões menores serão atendidos em sala de cirurgia ambulatorial, porém, todos os atendimentos serão realizados no HCSL”, diz o cirurgião plástico Joel Veiga.

O cirurgião plástico Joel Veiga Filho é o responsável pelo Mutirão de cirurgias em Lesões da Pele do HCSL. Foto: Divulgação FUVS
O cirurgião plástico Joel Veiga Filho é o responsável pelo Mutirão de cirurgias em Lesões da Pele do HCSL. Foto: Divulgação FUVS

Os pacientes que serão atendidos pelo Mutirão de Lesões da Pele são todos oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) e já estão agendados pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde mora. Muitos estão com o procedimento agendado há meses. “É sempre muito prazeroso e gratificante trabalhar com mutirão. É muito estimulante ver inúmeros colegas que se dispõem a colaborar em benefício da comunidade. Neste mutirão, teremos a participação voluntária de médicos, enfermeiros, e acadêmicos, e o apoio total do HCSL, sem o qual este mutirão não seria possível. Esperamos que, com este mutirão, possamos acelerar o atendimento aos pacientes que dele necessitam”, disse o médico Joel Veiga.

Sobre lesões da pele

Existe uma ampla variedade de lesões benignas da pele, e algumas lesões malignas. As lesões malignas podem ser divididas em Melanoma e não Melanoma . O Melanoma é um tumor extremamente agressivo, que após estabelecer metástases (espalhar), geralmente leva à morte.

As lesões não melanoma mais frequentes são os Carcinomas , que tratados adequadamente, tem alto índice de cura. Por isso, qualquer ferida que não cicatrize após um mês deve ser examinada por um médico, assim como pintas que alterem de tamanho ou de cor.

Fonte: FUVS