Secretário de Saúde de Pouso Alegre prestou esclarecimentos à Câmara (Foto: Reprodução EPTV)
Secretário de Saúde de Pouso Alegre prestou esclarecimentos à Câmara (Foto: Reprodução EPTV)

O secretário de Saúde de Pouso Alegre (MG), Luiz Augusto Faria Cardoso, prestou esclarecimentos sobre os supersalários nesta terça-feira (20) na Câmara dos Vereadores em Pouso Alegre. Segundo o secretário, não existem supersalários, e sim uma medida paliativa onde o dinheiro era depositado na conta dos três médicos para serem repassados a outros médicos plantonistas que não têm contrato com a prefeitura.

“Esses valores aconteceram não para contemplar um único salário, mas de contemplar salários de outros médicos que também prestaram serviços. Então não corresponde a supersalários, e sim um montante de salários aplicados nos salários de alguns profissionais. Não existem supersalários dentro da Prefeitura de Pouso Alegre”, afirmou o secretário.

Medida adotada seria irregular

Caso se confirme, a medida adotada pelo secretário de Saúde seria irregular, já que a constituição não permite a contratação verbal de funcionários no setor público e nem que o pagamento seja depositado na conta de outros profissionais.

Segundo o  secretário,  a medida foi adotada devido a dificuldade em manter os plantonistas atuando no serviço público da cidade, o qual chamou de médicos flutuantes.

Além dos esclarecimentos perante a Câmara nesta terça-feira, o secretário ainda vai ter que comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que foi instaurada para investigar as denúncias. Segundo o presidente da casa, Gilberto Barreiro, os membros da comissão ainda devem ser escolhidos. O documento foi assinado por cinco vereadores, que representam um terço da casa, no último dia 13.