O Sul de Minas pode se tornar região metropolitana. Uma audiência pública na Câmara Municipal de Pouso Alegre discute a criação da região. Pouso Alegre se tornaria um núcleo urbano da região, que integraria 42 municípios ao redor da cidade. Com a criação, a região poderá receber mais investimentos em saúde e transporte.

Atualmente Pouso Alegre é a 17ª maior cidade do estado, com mais de 140 mil habitantes, e a segunda maior do Sul de Minas. Se criada, a ideia é que façam parte da Região Metropolitana de Pouso Alegre 42 municípios, entre eles: Pouso Alegre, Borda da Mata, Congonhal, Estiva, Santa Rita do Sapucaí , Camanducaia, Cambuí, Extrema, Paraisópolis, São Gonçalo do Sapucaí e Wenceslau Braz. No total, a região envolve quase 600 mil habitantes.

A audiência é realizada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e vai contar com a participação de prefeitos de vários municípios da região, além de representantes da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).