Marcelo Bregagnoli é novo Reitor da IFSulDeMinas. Foto: Divulgaçao IFSulDeMinas
Marcelo Bregagnoli é novo Reitor da IFSulDeMinas. Foto: Divulgaçao IFSulDeMinas

Os servidores que integram a gestão 2014/2018, comandada pelo reitor eleito Marcelo Bregagnoli, foram apresentados à comunidade na segunda-feira, 2 de junho, durante encontro realizado na sala de reuniões da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em Pouso Alegre. Bregagnoli reuniu, pela primeira vez, sua nova equipe de pró-reitores, diretores e coordenadores gerais, que ocuparão os cargos de direção pelos próximos quatro anos.

Nesse novo ciclo que se inicia, algumas mudanças administrativas estão sendo realizadas. A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional passa a agregar toda a parte de planejamento do IFSULDEMINAS. Dessa forma, a Pró-reitoria de Administração e Planejamento (Proplan) passa a ser denominada Proad (Pró-reitoria de Administração). O Departamento de Gestão de Pessoas deixa de ser vinculado à Proad, ficando ligado diretamente ao Gabinete.

Já as diretorias de Ingresso e de Tecnologia da Informação deixam de ser ligadas ao Gabinete para ficarem vinculadas à Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), que será comandada pelo reitor pró-tempore Sérgio Pedini. Todas essas mudanças passarão, em breve, pela aprovação do Conselho Superior.

“Assumo esse novo desafio de coordenar a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, passada a primeira etapa em que ela assumiu integralmente a expansão. Nessa nova fase, em estrutura proposta pelo Bregagnoli, a Prodi passa a incorporar o planejamento estratégico do IFSULDEMINAS, a coordenação de Tecnologia da Informação e de Ingressos e a execução das obras. Atividades de cunho estratégico com interface em todas nossas ações”, explicou Pedini.

No encontro, realizado na sala de reunião da Reitoria, a nova equipe teve oportunidade de se apresentar. Em sua fala, o professor do Câmpus Muzambinho, José Mauro Costa Monteiro, que assume a Pró-reitoria de Administração, destacou a receptividade com que foi acolhido pelos servidores e disse que suas portas “estarão sempre abertas”. Docente do Câmpus Inconfidentes, José Luiz de Andrade Rezende Pereira assume a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação. “Vamos trabalhar para dar sequência ao trabalho anterior e promover ações que enfatizem a importância da pesquisa para a instituição”, declarou. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão foi o ponto abordado pelo pró-reitor Cléber Ávila Barbosa, oriundo do Câmpus Machado, que permanece à frente da Pró-reitoria de Extensão.

O professor Carlos Alberto Carvalho, lotado no Câmpus Muzambinho, que assume a Pró-reitoria de Ensino, comentou sobre suas primeiras impressões ao chegar à Reitoria, afirmando que o trabalho desenvolvido no setor é como uma “locomotiva em movimento”. “O desafio é muito grande, mas a gente acredita que tem condições de assumir as responsabilidades”, declarou.

Esse entusiasmo foi demonstrado também pelas demais equipes e pelo reitor eleito. “Coube a mim escolher a equipe de gestão, mas receber esse apoio já neste primeiro momento é uma força ainda maior para iniciar os trabalhos”, afirmou Marcelo Bregagnoli. “Os próximos quatro anos serão cruciais para a consolidação do IFSULDEMINAS e temos que fazer um trabalho bem feito para mostrar à comunidade nossa razão de existir. A Reitoria está aqui para articular as ações institucionais”, completou.

Oficialmente, Sérgio Pedini permanece exercendo a função de reitor pró-tempore, enquanto Bregagnoli aguarda a posse e nomeação pelo Ministério da Educação, cuja data ainda não foi marcada. A expectativa é de que a cerimônia ocorra em Brasília ainda no mês de junho. Na prática, entretanto, o IFSULDEMINAS já funciona sob o comando da nova gestão, com mandato entre 2014 e 2018. Conheça os integrantes da equipe:

Reitor
Marcelo Bregagnoli

Procurador-chefe
Dauri Ribeiro Silva

Auditor-chefe
Gabriel Silva

Chefe de Gabinete
Joarle Magalhães Soares


Diretor de Gestão de Pessoas
Honório Morais Neto

Coordenadora-geral de Gestão de Pessoas
Kátia Regina de Souza

Pró-reitor de Ensino
Carlos Alberto Machado Carvalho

Diretora de Ensino
Márcia Rodrigues Machado

Pró-reitor de Administração
José Mauro Costa Monteiro

Diretora de Administração
Ana Lúcia Silvestre

Coordenadora-geral de Contabilidade
Elizângela Maria Costa Pimentel

Coordenador-geral de Licitações
Marco Antônio Azevedo

Coordenadora-geral de Contratos
Márcia Aparecida Domingues Carvalhais

Pró-reitor de Extensão
Cléber Ávila Barbosa

Diretora de Extensão
Roselei Oleotério

Assessora Internacional
Narayana de Deus Nogueira Bregagnoli

Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação
José Luiz de Andrade Rezende Pereira

Diretor de Pesquisa
Éder Sacconi

Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional
Sérgio Pedini

Diretor de Desenvolvimento Institucional
Paulo Roberto Ceccon

Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação
Gabriel Maduro

Coordenador-geral de Planejamento
Camilo Oliveira Prado

Coordenador-geral de Ingresso
Guilherme Antônio Poscidônio Camilo