Na tentativa de acabar com a polêmica em torno da terceirização de médicos sem concurso pela secretaria municipal de Saúde, a prefeitura de Pouso Alegre pretende credenciar especialistas. O projeto de lei passou em único turno na sessão desta terça-feira (03) na Câmara e entra em vigor até ser publicada em órgão oficial.

Pelo projeto, o município poderá, a partir de agora, abrir edital para contratação de profissionais. Todos que se enquadrarem nos critérios definidos entrarão para um cadastro e serão chamados conforme a demanda pelo serviço, sem que haja qualquer vínculo empregatício com a administração.

A dificuldade em conseguir o preenchimento de vagas por meio de concurso é a justificativa da proposta. Contudo, o projeto foi criado em meio ao início das investigações da chamada CPI dos Supersalários.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, apenas em janeiro deste ano, uma única médica recebeu salário de R$ 72 mil. Os pagamentos acima da média foram feitos também para outros dois profissionais. Há duas semanas, o secretário de Saúde, Luiz Augusto Cardoso, negou que houvesse supersalários porque os médicos alvos de denúncia dividiam o próprio subsídio com plantonista, sem que existisse previsão legal. Esses plantonistas seriam chamados para cobrir escala.