A Secretaria de Desenvolvimento Social de Pouso Alegre já se mobiliza para mais uma rodada de inscrições do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Um dos 17 cursos que têm início no segundo semestre já está com inscrições abertas. São 20 vagas para assistente de vendas, oferecidas em parceria com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem (Sest/Senat). Para se inscrever, os interessados devem procurar os centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de sua região. Em julho, os pouso-alegrenses poderão se inscrever em outros 16 cursos.

Podem se matricular nos cursos de formação apenas pessoas que completaram o ensino médio. O curso de assistente de vendas tem início previsto para 1º de julho e término em 28 de outubro. As aulas acontecem de terça a quinta-feira, das 18h às 22h. A carga horária é de 200 horas.

Além do Sest/Senat, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Instituto Federal Tecnológico do Sul e Minas (IF Sul de Minas) também são parceiros do Pronatec em Pouso Alegre. Em julho, o Senai abre inscrições para oito cursos. O Senac para nove e o IF Sul de Minas para outros quatro. O Sest/Senat ainda oferece mais quatro cursos no mesmo período.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) esta com inscrições abertas
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) esta com inscrições abertas

Onde se inscrever
As inscrições devem ser feitas nos centros de Referência em Assistência Social mais próximo. Atualmente, o município possui unidades no bairro São João, São Cristovão, São Geraldo e Faisqueira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3449-4233.

Confira os cursos programados para julho

Senac
Auxiliar administrativo; almoxarife; agente de inspeção de qualidade; recepcionista; inglês básico; cuidador de idoso; cuidador infantil; operador de computador.

Senai
Eletricista industrial; operador de máquina de usinagem em cnc; torneiro mecânico; auxiliar administrativo; ajustador mecânico; agente de inspeção de qualidade; operador de computador; cadista para construção civil.

Sest/Senat
Operador de empilhadeira; informática; auxiliar de pessoal; promotor de vendas.

Instituto Federal Tecnológico do Sul de Minas
Inspetor escolar; auxiliar de pessoal; auxiliar financeiro; auxiliar administrativo.