Abertas inscrições para mais oito cursos do Pronatec
Abertas inscrições para mais oito cursos do Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, abriu inscrições para oito novos cursos esta semana. São 294 vagas para agente de inspeção de qualidade, assistente de controle de qualidade, cadista para construção civil, comprador, almoxarife, operador de caixa, auxiliar administrativo e operador de empilhadeira. Para ingressar no programa, é necessário ter escolaridade de nível fundamenta e médio, conforme o curso escolhido. A carga horária varia de 160 a 180 horas. As aulas serão ministradas no Sest/Senat.

Em Pouso Alegre, o Pronatec é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura em parceria com o governo federal e entidades de ensino locais. São parceiros do programa o Sest/Senat, o Senai, o Senac e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, o IF Sul de Minas.

Onde se inscrever
As inscrições devem ser feitas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Atualmente, o município possui unidades no bairro São João, São Cristovão, São Geraldo e Faisqueira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3449-4233.

Confira a lista de novos cursos oferecidos:

1- AGENTE DE INSPEÇÃO DE QUALIDADE (160 horas): 20 vagas.
DESCRIÇÃO DO CURSO: Organiza o armazenamento e movimentação de insumos. Verifica a conformidade de processos. Libera produtos e serviços, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Pré-requisito para fazer o curso: Ensino Fundamental II Incompleto.

2 – ASSISTENTE DE CONTROLE DE QUALIDADE (180 horas): 20 vagas.
DESCRIÇÃO DO CURSO: Assiste na análise e solução dos problemas de processo e qualidade, aplicando as ferramentas da qualidade, objetivando a melhoria da qualidade, produtividade e satisfação dos clientes, seguindo procedimentos de trabalho e normas da qualidade, saúde, segurança e meio ambiente.
Pré-requisito para fazer o curso: Ensino Fundamental Completo.

3 – CADISTA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL (160 horas): 20 vagas.
DESCRIÇÃO DO CURSO: Representa graficamente projetos de edificações, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade. Utiliza software para representação em duas e três dimensões e tratamento realístico de imagens.
Pré-requisito para fazer o curso: Ensino Fundamental I Incompleto.

4 – COMPRADOR (160 horas): 39 vagas.
DESCRIÇÃO DO CURSO: Executa e controla atividades de compra, com base nas políticas, sistemas e processos da empresa, fundamentado na evolução e na história da formação da cadeia de suprimentos. Estabelece a ligação da área de Suprimentos com a área de Logística. Identifica os fluxos de informação integrados à produção, industrialização, distribuição, comercialização e mercado. Utiliza sistemas de informação, visando à análise, ao controle e à realização da compra. Seleciona e avalia fornecedores, conforme as características de qualidade dos produtos a serem adquiridos.
Pré-requisito para fazer o curso: Ensino Fundamental Completo.

5 – ALMOXARIFE (160 horas): 50 vagas – TURMA EXCLUSIVA.
DESCRIÇÃO DO CURSO: Programa e controla o recebimento de materiais mediante documentação fiscal do inventário físico. Armazena materiais, mantendo atualizados os registros de localização no almoxarifado, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Pré-requisito para fazer o curso: Ensino Médio Incompleto.

6 – OPERADOR DE CAIXA (160 horas): 80 vagas – TURMA EXCLUSIVA.
DESCRIÇÃO DO CURSO: Registra mercadorias vendidas. Operacionaliza valores monetários. Domina os equipamentos eletrônicos de pagamento e os terminais de caixa. Confere o fundo de caixa. Abre e encerra o caixa. Manuseia mercadorias e apoia o setor de entregas. Efetua estorno.
Pré-requisito para fazer o curso: Ensino Fundamental II Incompleto.

7 – AUXILIAR ADMINISTRATIVO (160 horas): 24 vagas.
DESCRIÇÃO DO CURSO: Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.
Pré-requisito para fazer o curso: Ensino Médio Incompleto.

8 – OPERADOR DE EMPILHADEIRA (160 horas): 41 vagas.
DESCRIÇÃO DO CURSO: Opera empilhadeira de forma segura e eficiente, proporcionando maior produtividade e redução de custos, observando as normas técnicas de saúde e segurança.
Pré-requisito para fazer o curso: Ensino Fundamental I Incompleto e possuir carteira de habilitação em qualquer categoria.