Após fazer pressão. Vereador anúnciou que empresa voltará a conceder passe livre a acompanhantes até dezembro. Imagem: Reprodução TV Câmara
Após fazer pressão. Vereador anúnciou que empresa voltará a conceder passe livre a acompanhantes até dezembro. Imagem: Reprodução TV Câmara

A Princesa do Sul, única concessionária do serviço de transporte público coletivo de Pouso Alegre, voltará a conceder passe livre para os acompanhantes de pessoas com deficiência. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9) pelo vereador Mauricio Tutty durante a sessão.

O vereador havia prometido que se absteria de votar os projetos de interesse do executivo até que o problema fosse solucionado. Durante a votação de alguns projetos, Tutty confirmou seu voto favorável e depois justificou:

“Tive notícias de que o Executivo chegou a um termo na questão do passe livre para deficientes. Vai voltar como era antes até dezembro. Mas o Município deve fazer a lei, para que essa empresa ou qualquer outra não possa a seu bel-prazer mudar as regras. Agradeço o esforço que por hora ameniza a tristeza dos pousoalegrenses. Fica o meu compromisso de votar junto à base o que é de interesse do povo”, anunciou.

De acordo com o vereador, a expectativa é de que o Executivo envie um projeto para a Câmara, até janeiro de 2015, a fim de regulamentar a concessão do passe livre aos deficientes e acompanhantes.

O próprio vereador já havia elaborado o texto sobre o passe livre. No entanto, a matéria não prosperou na Câmara, por ser de competência privativa do Prefeito e foi enviado para a análise do Executivo.

O problema vinha se arrastando há mais de mês. 15 dias atrás a mãe de um dos estudantes da APAE utilizou a tribuna para reivindicar mais apoio de outros vereadores. Indignado com a demora do executivo e com a situação das mães, o vereador que faz parte da base apoio da prefeitura na Câmara mudou o tom do discurso, e passou a pressionar o executivo. Deu certo. Agora, as mães e acompanhantes de deficientes voltarão a ter passe livre.